O presente trabalho resulta de pesquisa doutoral em desenvolvimento, cuja proposta original é analisar a problemática dos percursos urbanos e da mobilidade cotidiana atinente aos idosos na metrópole de Fortaleza, na qual busca-se compreender quais são as necessidades no tocante aos espaços caminháveis das áreas centrais e sub-centrais da cidade e como as políticas urbanas intervém no bem-estar e no bem-viver da população da terceira idade do município de Fortaleza. Para isso, a frente metodológica escolhida será a dos Percursos Urbanos Acompanhados em Espaços Públicos (PAEP) que possibilita identificar as relações e interações sociais concernentes aos percursos e deslocamentos que são feitos pelos citadinos. Nestes termos, o pesquisador se utiliza da técnica de investigação da observação participante para se aproximar de seu objeto de estudo e, por conseguinte, acompanhar e capturar, em contato direto com o colaborador – no caso da presente pesquisa, o idoso –, os significados das experiências no espaço público. Trabalhar-se-á, também, com a obtenção de informações qualitativas a partir da revisão de literatura, que dê conta da complexidade do temário e do objeto de pesquisa. Em suma, uma cidade caminhável se traduz em espaços públicos bem iluminados e seguros para práticas de lazer e de sociabilidades durante qualquer hora do dia, de espaços arborizados e com sinalizações apropriadas para a circulação de pedestres e ciclistas, de lugares para sentar e contemplar a paisagem urbana, e não apenas nos bairros elitizados ou nas áreas de interesse turístico, mas nas áreas públicas de bairros periféricos também.