O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL- DI. INTRODUÇÃO Historicamente os portadores de deficiência enfrentam muitos problemas sobretudo no que compreende a garantia de direitos. Direitos estes garantidos por lei, com base na lei destacamos a Lei de nº7.853/89 que trata sobre a Política Nacional para Integração de pessoa com Deficiência, bem como a Lei de nº 13.146/2015 que homologa a Inclusão da Pessoa com Deficiência. Em seu artigo 1º a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) expõe que, “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos são dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns com os outros com espírito de fraternidade”, com base nisto, discutiremos no presente estudo, o ensino de Geografia na perspectiva da Inclusão do estudante com Deficiência Intelectual- DI. Toda via se faz necessário uma reflexão acerca da problemática enfrentada na rede de ensino, no que compreende a inclusão de estudantes na aprendizagem do componente curricular geografia, é urgente e de suma importância, a construção do conhecimento e convívio social.