Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

CAFÉ GEOGRÁFICO COMO METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

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O referido projeto é desenvolvido a cada final de semestre letivo com as turmas do Ensino Médio do autor principal deste trabalho desde o ano de 2013, na escola citada. O projeto surgiu com a necessidade de construir um conhecimento crítico sobre vários temas relacionados à Geografia em uma roda de conversa com café e uma variedade de comes e bebes de matinais. Neste contexto, por meio do desenvolvimento dos diálogos o projeto foi adaptando-se a novas demandas dos estudantes trouxeram nestes dez anos. Entre essas demandas está o debate sobre saúde mental, a condição de ser estudante, os problemas socioambientais no Brasil, problemas relacionados às comunidades tradicionais do Brasil, a guerra na Ucrânia, os impactos da COVID-19 no mundo e no Brasil, o negacionismo do governo Bolsonaro, entre outros. Para a realização do evento de caráter escolar e científico existe um planejamento de ações que resultam no encontro do professor com os estudantes em uma mesa ao centro da sala de aula com cadeiras dispostas em formato circular, no realizam um debate crítico e uma autoavaliação individual e coletiva da turma durante o semestre letivo. Desta forma, este trabalho objetiva identificar, descrever e analisar uma prática pedagógica exitosa que envolve dialogismo, pensamento e debate crítico no Ensino e Geografia para estudantes do Ensino Médio. METODOLOGIA Este trabalho foi desenvolvido com base em uma pesquisa de âmbito qualitativo (BOGDAN; BIKLEN, 1994), por meio de uma revisão bibliográfica focada nos temas relacionados deste relato de experiência. Para além disso, nos baseamos em uma descrição e análise de registros pessoais do autor principal em dez anos de realização desta prática pedagógica com estudantes do Ensino Médio da ETEC José Martimiano da Silva. A realização da análise do material coletado teve como elemento central a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) em duas categorias, sendo 1: a Geografia no cotidiano e 2: relevância para a formação cidadã. RESULTADOS E DISCUSSÃO A partir da revisão bibliográfica sobre as temáticas envolvendo Ensino de Geografia, conhecimento geográfico, procedimentos metodológicos como pesquisa qualitativa, análise de conteúdo e juntamente com uma reflexão da prática pedagógica realizada por dez anos na forma de um projeto denominado café geográfico observamos que existe possibilidades interessantes para o professor e os estudantes construírem uma Geografia não somente para o vestibular ou que atenda o mercado e as demandas do mundo do trabalho. Notamos fortes indicativos de um ensino de Geografia crítico para a vida e para a cidadania. O desenvolvimento desta prática garante a possibilidade dos estudantes serem ouvidos e ter voz e vez em suas ações de participação em sala de aula e na Escola para o desenvolvimento da autonomia (FREIRE, 2014). Deste modo os conteúdos tornam-se poderosos e significativos para ambos. CONSIDERAÇÕES FINAIS estacamos que o projeto surge com um formato, modela-se e amplia-se com o passar dos anos para ser um momento de diálogo e de construção de esperança, cientificidade e pensamento crítico reflexivo nas aulas de Geografia. Consideramos este trabalho relevante também para docentes em formação inicial e continuada inspirarem-se ou mesmo como base de reflexão para ressignificação de suas práticas pedagógicas cotidianas como uma possibilidade de avançar no ensino de Geografia que atenda às demandas das antigas e novas gerações de estudantes do Ensino Médio, etapa final da Educação Básica no Brasil. Palavras-chave: Café geográfico, Conhecimentos Geográficos, metodologia, prática pedagógica. REFERÊNCIAS BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BOGDAN, C. R.; BIKLEN, K. S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e os métodos, Porto, Portugal, 1994. CLAVAL, P. . Contribuição Francesa ao Desenvolvimento da Abordagem Cultural na Geografia. In: ROSENDHAL, Z; CORRÊA, R. L. Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. CAVALCANTI, L, S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&C Alfa Comunicações, 2019. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014."
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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

INTRODUÇÃO A Educação, a Escola e o Ensino de Geografia podem desenvolver nos estudantes uma leitura e interpretação de mundo no/do global para o local por meio dos conteúdos trabalhos de uma forma e problematizadora. Claval (2003) sugere a utilização da abordagem cultural na Geografia Humana. Concordamos que essa abordagem leva em consideração que os fatos geográficos, sejam políticos, econômicos e/ou sociais são de natureza cultural, em uma teia de símbolos e significados. A iniciativa de realizar uma prática pedagógica significativa com os estudantes e as demandas pela concretização de um Ensino de Geografia crítico para a vida cotidiana encontram-se para o primeiro autor do trabalho inserir em seu planejamento docente anual o projeto denominado Café Geográfico nas turmas que leciona na ETEC José Martimiano da Silva, no município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, no Brasil. 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