O trabalho apresenta um estudo sobre a formação dos professores que atuam na rede básica de ensino do município de Porto Velho, com objetivo de analisar se a formação está de acordo com a Lei 13.415/2017, que define que os profissionais da educação terão que ministrar a disciplina de Geografia por meio de itinerários formativos integrados às demais áreas que estão inseridas nas Ciências Humanas. O foco da pesquisa está voltado para a análise da percepção dos professores sobre sua prática pedagógica, o processo formativo e as implicações de tais mudanças para o processo de aprendizagem dos alunos(as). Foi feita uma análise prévia acerca da estrutura curricular proveniente dessa reestruturação, buscando evidenciar a democracia pedagógica para concepção do documento, a relação de tais itinerários com os objetivos epistemológicos da disciplina e o reflexo disso na formação dos alunos. A pesquisa tem caráter qualitativo e se fundamenta no método do Estudo de Caso. As escolas selecionadas para a realização do estudo são o colégio militar D. Pedro II (antiga escola estadual), a E.E.F.M Major Guapindaia e a E.E.F.M Brasília. Como técnica de coleta de dados, posteriormente na próxima etapa da pesquisa, será aplicado questionários com o intuito de elucidar a problemática. Participarão desse estudo os professores de Geografia das escolas citadas. Acredita-se que os resultados possam contribuir para compreensão da reformulação o ensino médio e a aplicação da já citada Lei na disciplina de Geografia das escolas do município de Porto Velho-RO.