A disseminação da covid-19 em solo brasileiro desencadeou dilemas sociais severos como o distanciamento social nas escolas e em outras instituições sociais. Com isso, políticas públicas educacionais foram implementadas no isolamento social com a pretensão da redução da exclusão social, prática docente e orientações quanto à continuação das aulas, porém de forma remota com o uso das tecnologias. A pesquisa contribui para discussões sobre políticas públicas relacionadas à educação na pandemia e as tecnologias, onde foram analisados portarias implementadas na rede estadual de ensino da capital, o que possibilitou a inserção dos modelos de ensino, a saber, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Ensino Híbrido (EH) mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tem-se como objetivo geral analisar as políticas educacionais na pandemia da covid-19 na cidade de Teresina/PI atreladas às TDICs. Ademais, apontar, caracterizar e discutir as portarias na educação da rede estadual da cidade. Para elaboração deste trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, onde foram realizadas leituras em artigos científicos, livros e sites especializados acerca da temática central. Dessa forma, podemos concluir que mesmo com as homologações das políticas educacionais e com os modelos de ensino na pandemia, muitos professores não conseguiram acompanhar, de forma significativa o processo de inserção das TIDCs nas aulas, a exemplo das aulas da disciplina de Geografia. Portanto, precisa-se discutir e criar estratégias de ensino nas universidades e escolas, assim como a intensificação na formação continuada com o tema recursos didáticos e as tecnologias, a importância das tecnologias na formação docente.