A presente pesquisa insere-se nos debates das práticas aplicadas ao ensino do componente curricular geografia e buscou compreender como estudantes da educação básica apreendem a paisagem do Igarapé da Fortaleza em Santana, a partir de diálogos realizados em rodas de conversa. Traz como problema a seguinte indagação: “Como a paisagem do Igarapé da Fortaleza em Santana é percebida/apreendida pelos estudantes da educação básica a partir de diálogos realizados nas aulas de Geografia?”. Como metodologia de ensino e investigação, para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se a roda de conversa em virtude dela possibilitar a valorização da trajetória do estudante ao mesmo tempo que articula o saber empírico ao científico. A pesquisa mostrou que a paisagem do Igarapé da Fortaleza em Santana é descrita/caracterizada pelos estudantes com elementos de uma paisagem que mescla o rural e o urbano. Em suas falas, os estudantes apresentaram tanto características que remetem a forte influência do meio rural, inclusive com a manutenção de formas e hábitos ribeirinhos, como também dinâmicas próprias de núcleos urbanos.