O projeto tem como objetivo a produção de material didático-pedagógico para exemplificar técnicas de conservação e degradação dos solos, com a utilização de experimentos. para realização do projeto foi construído experimentos, cujo intuito é exemplificar técnicas de conservação e degradação dos solos. Em seguida foi construída uma maquete com uma base de madeira, papel, cola, argila, tinta, plantas artificiais, essa maquete irá demonstrar as formações de ravinas e voçorocas, com intuito de enfatizar aos alunos a importância da cobertura vegetal e de técnicas de conservação na proteção dos solos contra a ação do processo erosivos e a também maquete apresentará as conseqüências da não proteção do solo. O segundo experimento, ensaio de erosão, foi construído com dois recipientes plásticos transparentes, solo e plantas ornamentais. Nesse experimento um solo estará exposto e o outro solo estará com vegetação e após isso será jogada água em ambos para ser observado qual dos dois irá perde mais sedimentos. Dessa forma concluímos que devido ao alto índice de pluviosidade e retirada da cobertura vegetal é muito presente no território brasileiro, é necessário que os alunos compreendam que esse alto índice pluviométrico é um dos principais fatores que contribuem para surgimento de processos erosivos acelerados (sulcos, ravinas e voçorocas). Ademais as construções de matérias didáticas pedagógicos são para que compreendamos de maneira lúdica a ocorrência desse processo no ambiente que cada cidadão está inserido.