ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINAR GEOMORFOLOGIA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93888 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1714 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINAR GEOMORFOLOGIA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O projeto tem como objetivo a produção de material didático-pedagógico para exemplificar técnicas de conservação e degradação dos solos, com a utilização de experimentos. para realização do projeto foi construído experimentos, cujo intuito é exemplificar técnicas de conservação e degradação dos solos. Em seguida foi construída uma maquete com uma base de madeira, papel, cola, argila, tinta, plantas artificiais, essa maquete irá demonstrar as formações de ravinas e voçorocas, com intuito de enfatizar aos alunos a importância da cobertura vegetal e de técnicas de conservação na proteção dos solos contra a ação do processo erosivos e a também maquete apresentará as conseqüências da não proteção do solo. O segundo experimento, ensaio de erosão, foi construído com dois recipientes plásticos transparentes, solo e plantas ornamentais. Nesse experimento um solo estará exposto e o outro solo estará com vegetação e após isso será jogada água em ambos para ser observado qual dos dois irá perde mais sedimentos. Dessa forma concluímos que devido ao alto índice de pluviosidade e retirada da cobertura vegetal é muito presente no território brasileiro, é necessário que os alunos compreendam que esse alto índice pluviométrico é um dos principais fatores que contribuem para surgimento de processos erosivos acelerados (sulcos, ravinas e voçorocas). Ademais as construções de matérias didáticas pedagógicos são para que compreendamos de maneira lúdica a ocorrência desse processo no ambiente que cada cidadão está inserido." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1714_TB273_12112023145217.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARVALHO" "autor_email" => "lucascarvalho7@aluno.uema" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93888 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1714 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINAR GEOMORFOLOGIA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O projeto tem como objetivo a produção de material didático-pedagógico para exemplificar técnicas de conservação e degradação dos solos, com a utilização de experimentos. para realização do projeto foi construído experimentos, cujo intuito é exemplificar técnicas de conservação e degradação dos solos. Em seguida foi construída uma maquete com uma base de madeira, papel, cola, argila, tinta, plantas artificiais, essa maquete irá demonstrar as formações de ravinas e voçorocas, com intuito de enfatizar aos alunos a importância da cobertura vegetal e de técnicas de conservação na proteção dos solos contra a ação do processo erosivos e a também maquete apresentará as conseqüências da não proteção do solo. O segundo experimento, ensaio de erosão, foi construído com dois recipientes plásticos transparentes, solo e plantas ornamentais. Nesse experimento um solo estará exposto e o outro solo estará com vegetação e após isso será jogada água em ambos para ser observado qual dos dois irá perde mais sedimentos. Dessa forma concluímos que devido ao alto índice de pluviosidade e retirada da cobertura vegetal é muito presente no território brasileiro, é necessário que os alunos compreendam que esse alto índice pluviométrico é um dos principais fatores que contribuem para surgimento de processos erosivos acelerados (sulcos, ravinas e voçorocas). Ademais as construções de matérias didáticas pedagógicos são para que compreendamos de maneira lúdica a ocorrência desse processo no ambiente que cada cidadão está inserido." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1714_TB273_12112023145217.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARVALHO" "autor_email" => "lucascarvalho7@aluno.uema" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }