O desenvolvimento de estudos sobre a região, antes relacionados com potencialidades e riscos, ajudou na elucidação de problemas direcionados com a concentração em único modal de transportes, no caso o rodoviário. As trajetórias de produção, crescimento e diversidades culturais, advindas desde períodos coloniais, evidenciam pontos antagônicos. Por um lado, são inúmeras as potencialidades encontradas nos patrimônios materiais e imateriais, onde exuberância dos rios, o equilíbrio climático, a riqueza do solo e diferentes formas de manifestações culturais, são algumas das evidências. Por outro lado, a maneira como esses recursos foram administrados, ao longo dos anos, não conseguiu traduzir em equidade social e em melhoria das condições de vida para maior parte da população. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a implantação de um sistema integrado de transportes, tendo o trem como um dos principais protagonistas. O primeiro caminho metodológico foi leitura de autores como VASCONCELLOS (2012), SANTOS (2012 e BRITO e AZEVEDO (2013), para entender melhor a temática. O segundo refere-se à realização dos trabalhos de campo, envolvendo as principais cidades da rede urbana do Recôncavo, por onde as linhas de trem estão ativas. Quanto ao terceiro caminho metodológico, seguido na pesquisa, refere-se ao tratamento dos dados e das informações que servirão de suporte para a elaboração dos mapas, tabelas e cartogramas, que farão partes do texto final. Os resultados elucidam a necessidade de implantação de novos modais de transportes para a região. Daí a necessidade de realização deste trabalho.