O presente trabalho visa apresentar a discussão do ensino para os alunos surdos ao longo dos anos e provocar sobre o que ainda pode ser realizado. Nas últimas décadas diversas conquistas foram conseguidas se tratando do reconhecimento e valorização da cultura surda. Porém, quando refletimos sobre a situação dos surdos na sociedade, percebemos que ainda existe muito a se conquistar. Sassaki (2009) trata de uma mudança da sociedade a partir de uma perspectiva atitudinal, pensando em ações que busquem eliminar preconceitos e estigmas sobre as pessoas com deficiências. A esfera educacional se apresenta como um dos meios da sociedade onde essa conscientização pode acontecer e o Ensino de geografia aparece para contribuir nesse processo. Pensando o espaço onde as relações se desenvolvem, a Geografia pode ajudar na valorização e reconhecimento da identidade surda a partir do entendimento da vivência da cidade pelos surdos, buscando inclui-los como protagonistas em temas de pesquisa e além disso como pesquisadores. Ainda há muito a ser debatido neste tema e o atual trabalho pretende se apresentar como um dos pontos de reflexão sobre o tema.