O texto trata da logística contemporânea como uma geoestratégia para o ordenamento territorial em um contexto de globalização. A logística contemporânea é composta por uma rede diversificada e complexa no território, sendo a configuração das redes de transporte dentro dessa estrutura geoestratégica. Em um contexto de globalização, os espaços mais atraentes são aqueles com densidade de materialidades de articulação global e nacional, acionados pelas estratégias presentes na logística para a reprodução ampliada da riqueza. Desse modo, a logística contemporânea tem se apresentado como uma importante estratégia para o ordenamento territorial na atualidade, em que se valoriza a espacialidade e a densidade técnica no contexto da globalização. O texto busca discutir as estratégias e ações da logística contemporânea sobre os territórios, considerando a reflexão a respeito das estratégias e da ação da logística sobre os territórios na atualidade, por meio da análise entre os projetos logísticos presentes na Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) na América do Sul e a Rede de Corredores de Transporte Europeus, denominada por Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) planejada pela União Europeia, na Europa. Para isso, é realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguida pela seleção dos projetos logísticos, coleta de dados, análise comparativa, discussão e conclusão, além de referências bibliográficas. A construção desses objetos geográficos não é neutra, pois ela envolve a seleção de locais estratégicos, a transformação dos espaços e a reconfiguração das relações socioespaciais e políticas.