A ciência geográfica tem como objetivo no Ensino Fundamental, anos final, o aprofundamento de conhecimentos essenciais para que os alunos sejam inseridos integralmente na sociedade e consigam compreender e ser agentes ativos nas questões sociais, políticas, ambientais e econômicas. Para alcançar este objetivo faz-se necessária a discussão de vários temas e o uso de metodologias que possam propiciar o desenvolvimento das habilidades que estão demonstradas na BNCC, documento fundamental para a Educação Básica brasileira. Este trabalho pretende favorecer a discussão sobre a importância do processo de alfabetização cartográfica como forma de oportunizar aos discentes dos anos finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico, de forma a contribuir para seus processos de aprendizagem e para suas práticas enquanto cidadãos. Com isso estimular propostas de ensino-aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento do domínio espacial dos discentes e ampliem as possibilidades de leitura do espaço em diversos níveis espaciais e que os discentes desenvolvam habilidades de serem leitores de mapas, tabelas e gráficos. Por meio de revisão de literatura, resgatam-se considerações sobre o uso da cartografia nas aulas de geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, destacando a importância da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento do raciocínio geográfico.