O Presente artigo faz parte da dissertação de mestrado em andamento. Esta procura refletir sobre o raciocínio espacial dos alunos do 7º ano Ginásio Olimpíadas Rio 2016 e a prática docente em Geografia em uma escola localizada no Complexo da Maré-RJ. Nesse sentido, o objetivo geral da dissertação é realizar considerações iniciais sobre o Raciocínio Geográfico presente em uma atividade com os alunos(as) de Geografia do 7º ano da escola Municipal Ginásio Olimpíadas Rio 2016, a partir da utilização de mapas locais da Maré. Desta maneira trabalhando no esforço de fomentar um debate sobre como ocorre a prática docente em Geografia, considerando as variantes territoriais dentro de uma escola associada ao projeto do Ginásio Carioca, voltado a educação integral, e as questões particulares no tocante a escola está inserida numa grande periferia urbana em umas das principais cidades do país. Desta forma, direcionado a uma experiência prática que desenvolva o raciocínio Geográfico dos alunos do 7 º ano. Isto posto, o presente trabalho apresenta as considerações iniciais da referente pesquisa, contextualizando, informado a respeito dos caminhos trilhados e possíveis resultados.