O objetivo deste artigo foi realizar um levantamento bibliográfico relacionado a pesquisas vinculadas ao uso de geotecnologias e ensino de geografia. E verificar possibilidades de diversificação no processo de ensino-aprendizagem mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação para a consecução de uma Educação Geográfica. Buscamos refletir sobre o papel docente na mediação e instrumentalização das geotecnologias, bem como, procuramos apontar algumas possibilidades de Ensino e Aprendizagem em geografia a partir das geotecnologias. Reafirmamos a importância da Educação Geográfica para construção do pensamento espacial dos alunos visando alcançar o exercício da cidadania. Para a realização da presente pesquisa utilizou-se de levantamento documental nas bases de dados dos periódicos da CAPES, entre os anos 2017 a 2022, na temática educação. Na análise dos dados conclui-se que a utilização de geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem em geografia requer mediação adequada por parte dos educadores. Neste sentido existe, atualmente, um número reduzido de geógrafos que domine os recursos didáticos tecnológicos e que saiba aplicá-los a situações de ensino e aprendizagem. Espera-se que as considerações aqui realizadas forneçam subsídios para futuras reflexões e aprofundamento da temática.