O Atlas Escolar Municipal se apresenta como uma proposta de não apenas representar uma coletânea de mapas prontos e acabados, mas sim uma organização sistemática de dados, informações e representações cartográficas e outras gráficas (tabulares e gráficos) para prover o ensino e aprendizagem do espaço local. Assim, pretende-se relatar a concepção e elaboração do Atlas Escolar Municipal de Nerópolis, tido como insumo ao processo de ensino e aprendizagem em Geografia ao longo do Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir ao estudo do espaço local, de vivência e do cotidiano do escolar. Os procedimentos metodológicos consistiram em constante revisão bibliográfica, assim como na compilação e organização de base cartográfica e utilização de software específicos para elaboração das representações cartográficas (QGis) e gráficas e tabulares (Excel). Não obstante, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, procedeu-se a elaboração do texto que acompanhará o Atlas, sempre na perspectiva pedagógica, uma vez que além do caráter descritivo, o texto ainda envolve sugestões e propostas didáticas ao professor. Diante dos benefícios e das potencialidades da utilização pedagógica de Atlas Escolares Municipais no ensino e aprendizagem em Geografia, o material se mostra capaz de contemplar as características históricas, demográficas, econômicas, ambientais e culturais do município. Assim, o supracitado material didático, na perspectiva da alfabetização e letramento cartográfico, contribui para que estudantes, sob a mediação docente, possam raciocinar geograficamente aspectos e fenômenos do espaço local (seu município), subsidiando possíveis futuras intervenções conscientes e críticas sobre a realidade espacial.