Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA: UM OLHAR DO ONTEM E DO HOJE, PARA (RE)CONSTRUÇÃO DO FUTURO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93649
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1476
    "inscrito_id" => 713
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA: UM OLHAR DO ONTEM E DO HOJE, PARA (RE)CONSTRUÇÃO DO FUTURO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva compreender e refletir as influências dos saberes e das práticas docentes por meio das lentes de memórias, vivências e histórias de vida, especialmente do período acadêmico, experienciadas por duas professoras em formação doutoral nas suas trajetórias profissionais descritas por depoimentos narrados por elas. Utilizamos como ferramenta de pesquisa, cartas que descrevem o percurso formativo acadêmico e profissional das professoras, imbricadas de memórias do exercício profissional e sentimentais. As cartas foram analisadas sob a luz da Análise Textual Discursiva, nos levando a valorizar as ações reflexivas geradas por estas narrativas, pois possibilitaram às professoras, um olhar para dentro, para si, para suas práticas, como se fossem uma terceira pessoa. Isso permitiu uma investigação de suas práticas em uma trajetória impregnada de referências, descobertas e sentimentos significativos, demonstrando que um trabalho que tem como proposta a narrativa de memórias formativas se constitui como possibilidade de estratégia formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID713_TB1476_11032023105009.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIO DI PAULA CAVALLEIRO DE MACEDO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JANIO DI PAULA"
    "autor_email" => "janiodipaula@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93649
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1476
    "inscrito_id" => 713
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA: UM OLHAR DO ONTEM E DO HOJE, PARA (RE)CONSTRUÇÃO DO FUTURO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva compreender e refletir as influências dos saberes e das práticas docentes por meio das lentes de memórias, vivências e histórias de vida, especialmente do período acadêmico, experienciadas por duas professoras em formação doutoral nas suas trajetórias profissionais descritas por depoimentos narrados por elas. Utilizamos como ferramenta de pesquisa, cartas que descrevem o percurso formativo acadêmico e profissional das professoras, imbricadas de memórias do exercício profissional e sentimentais. As cartas foram analisadas sob a luz da Análise Textual Discursiva, nos levando a valorizar as ações reflexivas geradas por estas narrativas, pois possibilitaram às professoras, um olhar para dentro, para si, para suas práticas, como se fossem uma terceira pessoa. Isso permitiu uma investigação de suas práticas em uma trajetória impregnada de referências, descobertas e sentimentos significativos, demonstrando que um trabalho que tem como proposta a narrativa de memórias formativas se constitui como possibilidade de estratégia formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID713_TB1476_11032023105009.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIO DI PAULA CAVALLEIRO DE MACEDO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JANIO DI PAULA"
    "autor_email" => "janiodipaula@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho objetiva compreender e refletir as influências dos saberes e das práticas docentes por meio das lentes de memórias, vivências e histórias de vida, especialmente do período acadêmico, experienciadas por duas professoras em formação doutoral nas suas trajetórias profissionais descritas por depoimentos narrados por elas. Utilizamos como ferramenta de pesquisa, cartas que descrevem o percurso formativo acadêmico e profissional das professoras, imbricadas de memórias do exercício profissional e sentimentais. As cartas foram analisadas sob a luz da Análise Textual Discursiva, nos levando a valorizar as ações reflexivas geradas por estas narrativas, pois possibilitaram às professoras, um olhar para dentro, para si, para suas práticas, como se fossem uma terceira pessoa. Isso permitiu uma investigação de suas práticas em uma trajetória impregnada de referências, descobertas e sentimentos significativos, demonstrando que um trabalho que tem como proposta a narrativa de memórias formativas se constitui como possibilidade de estratégia formativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.