Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM REVISTAS CIENTÍFICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93642
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 3477
    "titulo" => "PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM REVISTAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica em três periódicos relevantes às pesquisas na área da Educação em Ciências, estes enquadrados no estrato Qualis A1 da Plataforma Sucupira/CAPES, no intuito de reconhecer as práticas epistêmicas descritas em publicações de pesquisas científicas que relatam propostas de atividades que utilizem o Ensino por Investigação para trabalhar a temática da Educação em Saúde. Foram selecionados dois periódicos brasileiros, “Ciência e Educação” e “Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (BH)”, e o periódico internacional “Journal of Biological Education”. Os resultados indicaram um baixo quantitativo com um total de 30 produções contabilizando os três periódicos. Assim, a conclusão é de que a análise dos movimentos epistêmicos merece maior reconhecimento por ser uma abordagem válida para os professores compreenderem como os estudantes estão se apropriando dos conhecimentos científicos e da cultura científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3477_TB1466_13032023205151.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA KARLA DA COSTA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "Andréa Karla da"
    "autor_email" => "andreakarla@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93642
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 3477
    "titulo" => "PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM REVISTAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica em três periódicos relevantes às pesquisas na área da Educação em Ciências, estes enquadrados no estrato Qualis A1 da Plataforma Sucupira/CAPES, no intuito de reconhecer as práticas epistêmicas descritas em publicações de pesquisas científicas que relatam propostas de atividades que utilizem o Ensino por Investigação para trabalhar a temática da Educação em Saúde. Foram selecionados dois periódicos brasileiros, “Ciência e Educação” e “Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (BH)”, e o periódico internacional “Journal of Biological Education”. Os resultados indicaram um baixo quantitativo com um total de 30 produções contabilizando os três periódicos. Assim, a conclusão é de que a análise dos movimentos epistêmicos merece maior reconhecimento por ser uma abordagem válida para os professores compreenderem como os estudantes estão se apropriando dos conhecimentos científicos e da cultura científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3477_TB1466_13032023205151.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA KARLA DA COSTA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "Andréa Karla da"
    "autor_email" => "andreakarla@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica em três periódicos relevantes às pesquisas na área da Educação em Ciências, estes enquadrados no estrato Qualis A1 da Plataforma Sucupira/CAPES, no intuito de reconhecer as práticas epistêmicas descritas em publicações de pesquisas científicas que relatam propostas de atividades que utilizem o Ensino por Investigação para trabalhar a temática da Educação em Saúde. Foram selecionados dois periódicos brasileiros, “Ciência e Educação” e “Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (BH)”, e o periódico internacional “Journal of Biological Education”. Os resultados indicaram um baixo quantitativo com um total de 30 produções contabilizando os três periódicos. Assim, a conclusão é de que a análise dos movimentos epistêmicos merece maior reconhecimento por ser uma abordagem válida para os professores compreenderem como os estudantes estão se apropriando dos conhecimentos científicos e da cultura científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.