Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

IDENTIDADES ENCRUZILHADAS: O CRUZO ENTRE AS IDENTIDADES RACIAIS E DOCENTES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA DA CIDADE DE SALVADOR -BAHIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93634
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1455
    "inscrito_id" => 3302
    "titulo" => "IDENTIDADES ENCRUZILHADAS: O CRUZO ENTRE AS IDENTIDADES RACIAIS E DOCENTES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA DA CIDADE DE SALVADOR -BAHIA."
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo compreender os cruzamentos das identidades raciais na construção das identidades docentes de um grupo de docentes em química que lecionam na educação básica, na cidade de Salvador - BA, buscando identificar as características atribuídas pelos próprios docentes acerca das suas identidades raciais e docentes e analisar as implicações desse cruzo identitário em suas experiências profissionais. Para isso, convidamos quatro docentes, dois autodeclarados negros, um homem e uma mulher, e uma professora e outro professor autodeclarados brancos, com mais de cinco anos de atuação na docência. A partir do método biográfico da História de Vida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas por meio da metodologia da Análise Temática. Os resultados apontam o corpo como uma das dimensões que caracterizam as identidades raciais, as identidades docentes estão em constante processo de (re)construção e as identidades raciais se fazem cruzadas e influenciam nas identidades docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3302_TB1455_24022023212208.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON BERNARDO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELTON"
    "autor_email" => "eltonbernardo1@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93634
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1455
    "inscrito_id" => 3302
    "titulo" => "IDENTIDADES ENCRUZILHADAS: O CRUZO ENTRE AS IDENTIDADES RACIAIS E DOCENTES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA DA CIDADE DE SALVADOR -BAHIA."
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo compreender os cruzamentos das identidades raciais na construção das identidades docentes de um grupo de docentes em química que lecionam na educação básica, na cidade de Salvador - BA, buscando identificar as características atribuídas pelos próprios docentes acerca das suas identidades raciais e docentes e analisar as implicações desse cruzo identitário em suas experiências profissionais. Para isso, convidamos quatro docentes, dois autodeclarados negros, um homem e uma mulher, e uma professora e outro professor autodeclarados brancos, com mais de cinco anos de atuação na docência. A partir do método biográfico da História de Vida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas por meio da metodologia da Análise Temática. Os resultados apontam o corpo como uma das dimensões que caracterizam as identidades raciais, as identidades docentes estão em constante processo de (re)construção e as identidades raciais se fazem cruzadas e influenciam nas identidades docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3302_TB1455_24022023212208.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON BERNARDO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELTON"
    "autor_email" => "eltonbernardo1@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O trabalho tem como objetivo compreender os cruzamentos das identidades raciais na construção das identidades docentes de um grupo de docentes em química que lecionam na educação básica, na cidade de Salvador - BA, buscando identificar as características atribuídas pelos próprios docentes acerca das suas identidades raciais e docentes e analisar as implicações desse cruzo identitário em suas experiências profissionais. Para isso, convidamos quatro docentes, dois autodeclarados negros, um homem e uma mulher, e uma professora e outro professor autodeclarados brancos, com mais de cinco anos de atuação na docência. A partir do método biográfico da História de Vida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas por meio da metodologia da Análise Temática. Os resultados apontam o corpo como uma das dimensões que caracterizam as identidades raciais, as identidades docentes estão em constante processo de (re)construção e as identidades raciais se fazem cruzadas e influenciam nas identidades docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.