Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O QUE É PRECISO SABER PARA COMPREENDER AS ESTAÇÕES DO ANO? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DAS REFLEXÕES DE PROFESSORAS(ES) EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92781
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 1580
    "titulo" => "O QUE É PRECISO SABER PARA COMPREENDER AS ESTAÇÕES DO ANO? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DAS REFLEXÕES DE PROFESSORAS(ES) EM FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um recorte de uma pesquisa realizada a partir de um curso de extensão de formação continuada de Educação em Astronomia. O tema principal aqui abordado é a compreensão do fenômeno das estações do ano a partir das reflexões particulares de um grupo de professoras(es) que participaram de um curso de formação continuada em 2020. Ao cruzarmos as informações teóricas com as reflexões de sala de aula das(os) professoras(es) experientes, concluímos que o tema das estações do ano não é um conteúdo trivial, e que apresenta diversos desafios para os docentes da Educação Básica, especialmente do Ensino Fundamental I e II. Trata-se de um dos conteúdos que mais apresenta concepções alternativas e, portanto, é necessária uma maior atenção a este tema tanto na formação dos professores quanto na produção de cursos de formação continuada"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1580_TB256_14022023093052.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA CHIESA BARTELMEBS"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA C.B."
    "autor_email" => "roberta.bartelmebs@ufpr.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92781
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 1580
    "titulo" => "O QUE É PRECISO SABER PARA COMPREENDER AS ESTAÇÕES DO ANO? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DAS REFLEXÕES DE PROFESSORAS(ES) EM FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um recorte de uma pesquisa realizada a partir de um curso de extensão de formação continuada de Educação em Astronomia. O tema principal aqui abordado é a compreensão do fenômeno das estações do ano a partir das reflexões particulares de um grupo de professoras(es) que participaram de um curso de formação continuada em 2020. Ao cruzarmos as informações teóricas com as reflexões de sala de aula das(os) professoras(es) experientes, concluímos que o tema das estações do ano não é um conteúdo trivial, e que apresenta diversos desafios para os docentes da Educação Básica, especialmente do Ensino Fundamental I e II. Trata-se de um dos conteúdos que mais apresenta concepções alternativas e, portanto, é necessária uma maior atenção a este tema tanto na formação dos professores quanto na produção de cursos de formação continuada"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1580_TB256_14022023093052.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA CHIESA BARTELMEBS"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA C.B."
    "autor_email" => "roberta.bartelmebs@ufpr.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Neste trabalho apresentamos um recorte de uma pesquisa realizada a partir de um curso de extensão de formação continuada de Educação em Astronomia. O tema principal aqui abordado é a compreensão do fenômeno das estações do ano a partir das reflexões particulares de um grupo de professoras(es) que participaram de um curso de formação continuada em 2020. Ao cruzarmos as informações teóricas com as reflexões de sala de aula das(os) professoras(es) experientes, concluímos que o tema das estações do ano não é um conteúdo trivial, e que apresenta diversos desafios para os docentes da Educação Básica, especialmente do Ensino Fundamental I e II. Trata-se de um dos conteúdos que mais apresenta concepções alternativas e, portanto, é necessária uma maior atenção a este tema tanto na formação dos professores quanto na produção de cursos de formação continuada

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.