Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Tecnologias nas Aulas de Matemática: da formação do professor à prática pedagógica

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 936
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 271
    "titulo" => "Tecnologias nas Aulas de Matemática: da formação do professor à prática pedagógica"
    "resumo" => "Em 2008 ocorreu a universalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas estaduais do Paraná, que contou com a instalação de televisores multimídia em cada sala de aula e um laboratório de informática por escola. Para subsidiar os professores, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) disponibilizou objetos de aprendizagem e ofertou cursos de formação continuada em duas fases: a instrumental e a pedagógica. A partir desse contexto e da análise preliminar dos cursos ofertados, apresentamos nossa pesquisa que tem por objetivo analisar como os professores de matemática utilizam as TIC em sala de aula após um curso que estamos ofertando, elaborado em conjunto com bolsistas de um projeto de extensão da UFPR. Esperamos que o estudo contribua com a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica e amplie a compreensão acerca da integração das TIC e objetos de aprendizagem no cotidiano escolar."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "7a7646e997af666826cc091e912a667d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE RODRIGUES DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 936
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 271
    "titulo" => "Tecnologias nas Aulas de Matemática: da formação do professor à prática pedagógica"
    "resumo" => "Em 2008 ocorreu a universalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas estaduais do Paraná, que contou com a instalação de televisores multimídia em cada sala de aula e um laboratório de informática por escola. Para subsidiar os professores, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) disponibilizou objetos de aprendizagem e ofertou cursos de formação continuada em duas fases: a instrumental e a pedagógica. A partir desse contexto e da análise preliminar dos cursos ofertados, apresentamos nossa pesquisa que tem por objetivo analisar como os professores de matemática utilizam as TIC em sala de aula após um curso que estamos ofertando, elaborado em conjunto com bolsistas de um projeto de extensão da UFPR. Esperamos que o estudo contribua com a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica e amplie a compreensão acerca da integração das TIC e objetos de aprendizagem no cotidiano escolar."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "7a7646e997af666826cc091e912a667d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE RODRIGUES DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Em 2008 ocorreu a universalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas estaduais do Paraná, que contou com a instalação de televisores multimídia em cada sala de aula e um laboratório de informática por escola. Para subsidiar os professores, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) disponibilizou objetos de aprendizagem e ofertou cursos de formação continuada em duas fases: a instrumental e a pedagógica. A partir desse contexto e da análise preliminar dos cursos ofertados, apresentamos nossa pesquisa que tem por objetivo analisar como os professores de matemática utilizam as TIC em sala de aula após um curso que estamos ofertando, elaborado em conjunto com bolsistas de um projeto de extensão da UFPR. Esperamos que o estudo contribua com a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica e amplie a compreensão acerca da integração das TIC e objetos de aprendizagem no cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.