Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A COLABORAÇÃO NA COMUNIDADE DE PRÁTICA NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CENÁRIOS INTEGRADORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93593
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1395
    "inscrito_id" => 1473
    "titulo" => "A COLABORAÇÃO NA COMUNIDADE DE PRÁTICA NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CENÁRIOS INTEGRADORES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar possíveis contribuições da experiência colaborativa em uma Comunidade de Prática no processo de construção curricular de propostas Cenários Integradores por licenciandas em Química. O estudo possui uma abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão com maior profundidade das informações adquiridas por meio das audiogravações/videogravações dos encontros para a elaboração das propostas, os materiais elaborados e as audiogravações das entrevistas realizadas com quatro licenciandas em Química que participaram desse processo. Para análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva (ATD), tendo como resultado as seguintes categorias emergentes: a) O estabelecimento de relações e o compartilhamento das experiências vivenciadas em uma Comunidade de Prática e b) A proposta curricular Cenário Integrador como fomentadora da ação colaborativa na Comunidade de Prática. Consideramos que a Comunidade de Prática tem destaque na formação humana, acadêmica e profissional dos sujeitos envolvidos, para além de uma mera organização de atividades ou do currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1473_TB1395_03032023083827.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO SANTOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "Thiago Santos"
    "autor_email" => "thiagoguimaraes@ufrb.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93593
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1395
    "inscrito_id" => 1473
    "titulo" => "A COLABORAÇÃO NA COMUNIDADE DE PRÁTICA NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CENÁRIOS INTEGRADORES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar possíveis contribuições da experiência colaborativa em uma Comunidade de Prática no processo de construção curricular de propostas Cenários Integradores por licenciandas em Química. O estudo possui uma abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão com maior profundidade das informações adquiridas por meio das audiogravações/videogravações dos encontros para a elaboração das propostas, os materiais elaborados e as audiogravações das entrevistas realizadas com quatro licenciandas em Química que participaram desse processo. Para análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva (ATD), tendo como resultado as seguintes categorias emergentes: a) O estabelecimento de relações e o compartilhamento das experiências vivenciadas em uma Comunidade de Prática e b) A proposta curricular Cenário Integrador como fomentadora da ação colaborativa na Comunidade de Prática. Consideramos que a Comunidade de Prática tem destaque na formação humana, acadêmica e profissional dos sujeitos envolvidos, para além de uma mera organização de atividades ou do currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1473_TB1395_03032023083827.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO SANTOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "Thiago Santos"
    "autor_email" => "thiagoguimaraes@ufrb.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho objetiva analisar possíveis contribuições da experiência colaborativa em uma Comunidade de Prática no processo de construção curricular de propostas Cenários Integradores por licenciandas em Química. O estudo possui uma abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão com maior profundidade das informações adquiridas por meio das audiogravações/videogravações dos encontros para a elaboração das propostas, os materiais elaborados e as audiogravações das entrevistas realizadas com quatro licenciandas em Química que participaram desse processo. Para análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva (ATD), tendo como resultado as seguintes categorias emergentes: a) O estabelecimento de relações e o compartilhamento das experiências vivenciadas em uma Comunidade de Prática e b) A proposta curricular Cenário Integrador como fomentadora da ação colaborativa na Comunidade de Prática. Consideramos que a Comunidade de Prática tem destaque na formação humana, acadêmica e profissional dos sujeitos envolvidos, para além de uma mera organização de atividades ou do currículo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.