O objetivo deste artigo é identificar em quais aspectos a política pública educacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes por meio do Programa Institucional de Internacionalização - PrInt contribuiu para as estratégias de internacionalização adotadas pela UFRGS, entre 2019 e 2021. Para isso, utilizaram-se, como fonte de dados, recursos bibliográficos e documentais. O embasamento teórico, por sua vez, apoia-se na literatura científica sobre internacionalização da educação superior. Ao analisar documentos acadêmicos e governamentais, oriundos de fontes diversas, tais como agências não-governamentais, instituições públicas como universidades brasileiras e órgãos de fomento, fez uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o processo de internacionalização na UFRGS não era incipiente, entretanto, a iniciativa estimulada pelo Programa Capes/PrInt favoreceu uma reorganização desse processo, tornando-o mais integrado, institucional e eficiente, ou seja, teve papel relevante na institucionalização de estratégias de forma global na universidade.