Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

QUE CIDADANIA? PARA QUE SOCIEDADE DE RISCO? - POR UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E PARA AMÉRICA LATINA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93546
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1310
    "inscrito_id" => 1926
    "titulo" => "QUE CIDADANIA? PARA QUE SOCIEDADE DE RISCO? - POR UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E PARA AMÉRICA LATINA"
    "resumo" => "O termo cidadania é largamente utilizado em diversos contextos, sendo o discurso sobre a concepção de um cidadão crítico um dos mais recorrentes. Entendendo que a cidadania é permeada pelas noções de “espaço público” e “coletividade política”, partimos da sociedade de risco para delinear esses conceitos e buscar ferramentas para pensar a concepção de cidadania dentro do contexto da América Latina. Optamos por um olhar marginalizante, na intenção de pensar uma cidadania atenta às especificidades dos países em que os riscos chegam com proporções catastróficas. Nessa perspectiva, uma concepção homogênea de cidadania se apresenta esvaziada diante das diferentes realidades de atuação cidadã. No presente trabalho realizamos uma análise teórica englobando os conceitos de sociedade de risco (BECK, 2011) e as concepções de cidadania elencadas por Toti (2011) buscando refletir sobre os contornos da cidadania no contexto da América Latina, articulando com o debate acerca da formação cidadã na Educação Científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1926_TB1310_15032023092856.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GABRIELA NICO PEREIRA HERCULANO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna_nico@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93546
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1310
    "inscrito_id" => 1926
    "titulo" => "QUE CIDADANIA? PARA QUE SOCIEDADE DE RISCO? - POR UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E PARA AMÉRICA LATINA"
    "resumo" => "O termo cidadania é largamente utilizado em diversos contextos, sendo o discurso sobre a concepção de um cidadão crítico um dos mais recorrentes. Entendendo que a cidadania é permeada pelas noções de “espaço público” e “coletividade política”, partimos da sociedade de risco para delinear esses conceitos e buscar ferramentas para pensar a concepção de cidadania dentro do contexto da América Latina. Optamos por um olhar marginalizante, na intenção de pensar uma cidadania atenta às especificidades dos países em que os riscos chegam com proporções catastróficas. Nessa perspectiva, uma concepção homogênea de cidadania se apresenta esvaziada diante das diferentes realidades de atuação cidadã. No presente trabalho realizamos uma análise teórica englobando os conceitos de sociedade de risco (BECK, 2011) e as concepções de cidadania elencadas por Toti (2011) buscando refletir sobre os contornos da cidadania no contexto da América Latina, articulando com o debate acerca da formação cidadã na Educação Científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1926_TB1310_15032023092856.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GABRIELA NICO PEREIRA HERCULANO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna_nico@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O termo cidadania é largamente utilizado em diversos contextos, sendo o discurso sobre a concepção de um cidadão crítico um dos mais recorrentes. Entendendo que a cidadania é permeada pelas noções de “espaço público” e “coletividade política”, partimos da sociedade de risco para delinear esses conceitos e buscar ferramentas para pensar a concepção de cidadania dentro do contexto da América Latina. Optamos por um olhar marginalizante, na intenção de pensar uma cidadania atenta às especificidades dos países em que os riscos chegam com proporções catastróficas. Nessa perspectiva, uma concepção homogênea de cidadania se apresenta esvaziada diante das diferentes realidades de atuação cidadã. No presente trabalho realizamos uma análise teórica englobando os conceitos de sociedade de risco (BECK, 2011) e as concepções de cidadania elencadas por Toti (2011) buscando refletir sobre os contornos da cidadania no contexto da América Latina, articulando com o debate acerca da formação cidadã na Educação Científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.