O emprego de imagens para ensinar ciências faz parte do cotidiano das salas de aula. Entretanto apesar de serem empregadas como facilitadoras, muitas representações podem gerar obstáculos epistemológicos, dificultando a compreensão dos conceitos científicos e este fato é desconhecido por muitos professores. Este artigo tem o objetivo de interpretar os obstáculos epistemológicos/pedagógicos relacionando-os com imagens cotidianamente empregadas em sala de aula, a fim de sinalizar como evitar produzi-los. Para isso os obstáculos epistemológicos presentes na obra “A Formação do Espírito Científico” de Gaston Bachelard foram cuidadosamente lidos, interpretados e correlacionados, quando possível, às imagens disponíveis on-line e cotidianamente empregadas nas aulas de ciências. Quatro obstáculos epistemológicos descritos podem ter relação direta com o uso de imagens e para evitar (re)produzi-los é preciso um olhar crítico e criterioso do educador que as utiliza para que o faça com excelência, consciente de seus objetivos e da intencionalidade que o ser professor exige.