O racismo é um sistema estruturado a partir de violências contra uns e privilégios para outros. A educação pode atuar como campo de (re)produção desse sistema de desigualdades, mas, a depender da abordagem pedagógica adotada, também pode catalisar mudanças sociais. Por exemplo, sob perspectiva crítica/decolonial, a educação ambiental nos ajuda a compreender a crise socioambiental como produto da sociedade moderna-capitalista e suas raízes coloniais, chamando atenção para a correlação entre populações vítimas de injustiças socioambientais e os grupos racializados/subalternizados pela lógica colonialista. Tendo em vista a relevância do debate socioambiental contextualizado pelas questões étnico-raciais, este trabalho analisou o potencial pedagógico do documentário “Para onde foram as andorinhas?”. A análise revelou o papel complexo desempenhado pela natureza na cultura dos povos do Alto Xingu (como conhecimento, tecnologia e identidade) e ajudou a dimensionar o impacto - físico e simbólico - sobre estas comunidades da degradação ambiental promovida pelo agronegócio.