Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO XIII ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 07 - Linguagens e Discursos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93301
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 947
    "inscrito_id" => 1537
    "titulo" => "TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO XIII ENPEC"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um levantamento dos artigos que envolvem textos literários no ensino de ciências publicados nos anais do XIII ENPEC (Encontro Nacional de Ensino de Ciências). Nosso objetivo é entender como uma abordagem de ensino de ciências que integra ciência e arte através de textos literários está presente no XIII ENPEC e como isso influencia o processo educativo. Para tornar nossa busca mais específica, nos restringimos a três tipos de textos literários: poesias, contos e histórias em quadrinhos. Os resultados mostram que os tipos de textos literários escolhidos são valiosos recursos didáticos que promovem uma aprendizagem crítica de conceitos científicos. Porém, a baixa presença de trabalhos com essa abordagem indica que precisa haver uma maior conexão entre ciência e arte através de textos literários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1537_TB947_01032023110950.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MATOS SANGLAR COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "nataliamatos7@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93301
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 947
    "inscrito_id" => 1537
    "titulo" => "TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO XIII ENPEC"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um levantamento dos artigos que envolvem textos literários no ensino de ciências publicados nos anais do XIII ENPEC (Encontro Nacional de Ensino de Ciências). Nosso objetivo é entender como uma abordagem de ensino de ciências que integra ciência e arte através de textos literários está presente no XIII ENPEC e como isso influencia o processo educativo. Para tornar nossa busca mais específica, nos restringimos a três tipos de textos literários: poesias, contos e histórias em quadrinhos. Os resultados mostram que os tipos de textos literários escolhidos são valiosos recursos didáticos que promovem uma aprendizagem crítica de conceitos científicos. Porém, a baixa presença de trabalhos com essa abordagem indica que precisa haver uma maior conexão entre ciência e arte através de textos literários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1537_TB947_01032023110950.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MATOS SANGLAR COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "nataliamatos7@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento dos artigos que envolvem textos literários no ensino de ciências publicados nos anais do XIII ENPEC (Encontro Nacional de Ensino de Ciências). Nosso objetivo é entender como uma abordagem de ensino de ciências que integra ciência e arte através de textos literários está presente no XIII ENPEC e como isso influencia o processo educativo. Para tornar nossa busca mais específica, nos restringimos a três tipos de textos literários: poesias, contos e histórias em quadrinhos. Os resultados mostram que os tipos de textos literários escolhidos são valiosos recursos didáticos que promovem uma aprendizagem crítica de conceitos científicos. Porém, a baixa presença de trabalhos com essa abordagem indica que precisa haver uma maior conexão entre ciência e arte através de textos literários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.