Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA PARA HUMANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS EXATAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93511
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1255
    "inscrito_id" => 3210
    "titulo" => "TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA PARA HUMANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS EXATAS."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre aspetos do uso do teatro de temática científica, nos cursos de formação de engenheiros, podendo contribuir como importante ferramenta para a promoção do ambiente de trabalho, motivando a cooperação, a humanização e o posicionamento crítico do profissional da engenharia. O trabalho tem como amostragem 27 estudantes de engenharia que participam do grupo de teatro os periódicos, da UFERSA, campos de Angicos. Foi utilizado como instrumento uma escala do tipo Likert, os dados foram tabulados utilizando o software Iramuteq 0.7 alfa 2 e analisados através da análise de conteúdo. O desafio do trabalho do engenheiro, sobretudo no ambiente de estágio, apresenta relação entre a educação e o trabalho na era do capital, apontando que o teatro de temática científica pode favorecer a promoção do ambiente de trabalho do engenheiro ao desenvolvimento humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3210_TB1255_22022023152159.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "franciscosouto@ufersa.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93511
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1255
    "inscrito_id" => 3210
    "titulo" => "TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA PARA HUMANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS EXATAS."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre aspetos do uso do teatro de temática científica, nos cursos de formação de engenheiros, podendo contribuir como importante ferramenta para a promoção do ambiente de trabalho, motivando a cooperação, a humanização e o posicionamento crítico do profissional da engenharia. O trabalho tem como amostragem 27 estudantes de engenharia que participam do grupo de teatro os periódicos, da UFERSA, campos de Angicos. Foi utilizado como instrumento uma escala do tipo Likert, os dados foram tabulados utilizando o software Iramuteq 0.7 alfa 2 e analisados através da análise de conteúdo. O desafio do trabalho do engenheiro, sobretudo no ambiente de estágio, apresenta relação entre a educação e o trabalho na era do capital, apontando que o teatro de temática científica pode favorecer a promoção do ambiente de trabalho do engenheiro ao desenvolvimento humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3210_TB1255_22022023152159.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "franciscosouto@ufersa.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre aspetos do uso do teatro de temática científica, nos cursos de formação de engenheiros, podendo contribuir como importante ferramenta para a promoção do ambiente de trabalho, motivando a cooperação, a humanização e o posicionamento crítico do profissional da engenharia. O trabalho tem como amostragem 27 estudantes de engenharia que participam do grupo de teatro os periódicos, da UFERSA, campos de Angicos. Foi utilizado como instrumento uma escala do tipo Likert, os dados foram tabulados utilizando o software Iramuteq 0.7 alfa 2 e analisados através da análise de conteúdo. O desafio do trabalho do engenheiro, sobretudo no ambiente de estágio, apresenta relação entre a educação e o trabalho na era do capital, apontando que o teatro de temática científica pode favorecer a promoção do ambiente de trabalho do engenheiro ao desenvolvimento humano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.