Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Mediação no Ensino de Matemática – o papel da linguagem e dos registros de representação semiótica

"2011-11-06 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1051
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 407
    "titulo" => "Mediação no Ensino de Matemática – o papel da linguagem e dos registros de representação semiótica"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre a mediação no Ensino de Matemática, ressaltando que a linguagem é um elemento potencializador da mediação nas aulas de matemática. Evidenciamos que o conceito de mediação, vem sendo usado com freqüência de maneira polissêmica e confusa, no entanto assumimos a perspectiva teórica vigotskiana para problematizar epistemologicamente tal conceito. Para Vigotski, todo instrumento psicológico, principalmente a linguagem presente nos diferentes sistemas semióticos se constitui importante por possibilitar o acesso a outras formas de pensamento, transformando funções elementares da psique em atos de consciência. Corroborando com tais argumentos, discutimos os registros de representação semiótica na matemática que segundo Duval (2009) têm um papel imprescindível na aprendizagem de conceitos matemáticos. Concluímos com o argumento que compreender a função e a potencialidade de utilização de variados registros de representação matemática deve ser tarefa da formação docente do professor que ensina matemática baseada na teoria histórico-cultural proposta por Vigotski."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "84dce6151f157165e86611d98861bb74.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALVES DE AZERÊDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1051
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 407
    "titulo" => "Mediação no Ensino de Matemática – o papel da linguagem e dos registros de representação semiótica"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre a mediação no Ensino de Matemática, ressaltando que a linguagem é um elemento potencializador da mediação nas aulas de matemática. Evidenciamos que o conceito de mediação, vem sendo usado com freqüência de maneira polissêmica e confusa, no entanto assumimos a perspectiva teórica vigotskiana para problematizar epistemologicamente tal conceito. Para Vigotski, todo instrumento psicológico, principalmente a linguagem presente nos diferentes sistemas semióticos se constitui importante por possibilitar o acesso a outras formas de pensamento, transformando funções elementares da psique em atos de consciência. Corroborando com tais argumentos, discutimos os registros de representação semiótica na matemática que segundo Duval (2009) têm um papel imprescindível na aprendizagem de conceitos matemáticos. Concluímos com o argumento que compreender a função e a potencialidade de utilização de variados registros de representação matemática deve ser tarefa da formação docente do professor que ensina matemática baseada na teoria histórico-cultural proposta por Vigotski."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "84dce6151f157165e86611d98861bb74.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALVES DE AZERÊDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Este artigo versa sobre a mediação no Ensino de Matemática, ressaltando que a linguagem é um elemento potencializador da mediação nas aulas de matemática. Evidenciamos que o conceito de mediação, vem sendo usado com freqüência de maneira polissêmica e confusa, no entanto assumimos a perspectiva teórica vigotskiana para problematizar epistemologicamente tal conceito. Para Vigotski, todo instrumento psicológico, principalmente a linguagem presente nos diferentes sistemas semióticos se constitui importante por possibilitar o acesso a outras formas de pensamento, transformando funções elementares da psique em atos de consciência. Corroborando com tais argumentos, discutimos os registros de representação semiótica na matemática que segundo Duval (2009) têm um papel imprescindível na aprendizagem de conceitos matemáticos. Concluímos com o argumento que compreender a função e a potencialidade de utilização de variados registros de representação matemática deve ser tarefa da formação docente do professor que ensina matemática baseada na teoria histórico-cultural proposta por Vigotski.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.