Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CONTRIBUIÇÕES DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MNPEF À PROMOÇÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Avaliamos os Produtos Educacionais oriundos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no intuito de identificar propostas de ensino que contemplam atividades que promovam a inclusão de pessoas com deficiência ou com transtornos de aprendizagem. Foram analisados 1140 Produtos Educacionais publicados entre os anos de 2014 e 2020. Os resultados apontam que propostas inclusivas são pouco abordadas não chegando a 2% da produção total. Por outro lado, embora incipiente, a presença de propostas que adotam ações de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais revela a preocupação dos professores mestrandos com o atendimento às normas legais de inclusão. Observamos a concentração de propostas no atendimento a alunos com deficiência visual e auditiva, embora sejam encontradas também produções que visam o atendimento de estudantes com diferentes transtornos de aprendizagem.

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