Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A CIRCULAÇÃO DO TEMA BIOCOMBUSTÍVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93400
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1090
    "inscrito_id" => 3084
    "titulo" => "A CIRCULAÇÃO DO TEMA BIOCOMBUSTÍVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "Diante do cenário atual é preciso uma mudança de postura em relação ao meio ambiente, emergindo a necessidade de formar cidadãos críticos que saibam realizar escolhas sustentáveis. A Escola pode propiciar o desenvolvimento do pensamento crítico e uma das formas de inserir tais questões, seria através dos livros didáticos. Assim, realizamos uma análise da circulação do tema biocombustíveis em sete coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Realizamos essa análise a partir dos pressupostos de Bardin (2011). Verificamos que as abordagens e conteúdos acerca do tema biocombustíveis nas sete coleções de livros didáticos variaram em nível de profundidade. Em relação às articulações entre as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, identificamos que o foco maior está voltado aos conteúdos específicos sobre biocombustíveis, o que envolve algumas limitações nas aplicações práticas desses conhecimentos, bem como nas contribuições para a formação crítico-cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3084_TB1090_10032023123833.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA ALMEIDA FIORESI"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "clau_fioresi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93400
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1090
    "inscrito_id" => 3084
    "titulo" => "A CIRCULAÇÃO DO TEMA BIOCOMBUSTÍVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "Diante do cenário atual é preciso uma mudança de postura em relação ao meio ambiente, emergindo a necessidade de formar cidadãos críticos que saibam realizar escolhas sustentáveis. A Escola pode propiciar o desenvolvimento do pensamento crítico e uma das formas de inserir tais questões, seria através dos livros didáticos. Assim, realizamos uma análise da circulação do tema biocombustíveis em sete coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Realizamos essa análise a partir dos pressupostos de Bardin (2011). Verificamos que as abordagens e conteúdos acerca do tema biocombustíveis nas sete coleções de livros didáticos variaram em nível de profundidade. Em relação às articulações entre as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, identificamos que o foco maior está voltado aos conteúdos específicos sobre biocombustíveis, o que envolve algumas limitações nas aplicações práticas desses conhecimentos, bem como nas contribuições para a formação crítico-cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3084_TB1090_10032023123833.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA ALMEIDA FIORESI"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "clau_fioresi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Diante do cenário atual é preciso uma mudança de postura em relação ao meio ambiente, emergindo a necessidade de formar cidadãos críticos que saibam realizar escolhas sustentáveis. A Escola pode propiciar o desenvolvimento do pensamento crítico e uma das formas de inserir tais questões, seria através dos livros didáticos. Assim, realizamos uma análise da circulação do tema biocombustíveis em sete coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Realizamos essa análise a partir dos pressupostos de Bardin (2011). Verificamos que as abordagens e conteúdos acerca do tema biocombustíveis nas sete coleções de livros didáticos variaram em nível de profundidade. Em relação às articulações entre as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, identificamos que o foco maior está voltado aos conteúdos específicos sobre biocombustíveis, o que envolve algumas limitações nas aplicações práticas desses conhecimentos, bem como nas contribuições para a formação crítico-cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.