O rompimento da Barragem de Fundão, que ocorreu em 05 de novembro de 2015 no município de Mariana, em Minas Gerais, despejou cerca de 40 milhões de m3 de rejeitos de mineração na Bacia do Rio Doce provocando uma onda de lama que atingiu sua foz, em território capixaba (Regência), 15 dias após o rompimento. Neste contexto, referencia-se na teoria da complexidade, na alfabetização científica para discutir alguns cenários dos possíveis desafios da educação ambiental crítica no território capixaba dos municípios atingidos pela lama após 7 anos do desastre. Como fonte de dados, fez-se uso de questionário online disponibilizado a professores e gestores de Escolas Públicas dos municípios capixabas da bacia do Rio Doce, Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares. Nas conclusões, evidencia-se a tímida existência de práticas pedagógicas focadas na educação ambiental, ao mesmo tempo que alerta sobre alguns desafios a serem vivenciados em processos de formação continuada.