O livro didático é um dos recursos de ensino mais utilizado em sala de aula, por isso torna-se relevante analisar seus conteúdos. Para tanto, utilizamos a Transposição Didática (TD), que sinaliza as transformações ocorridas pelo saber, antes e após se tornar escolarizável. Nessas transformações, pesquisas têm evidenciado a existência de concepções de senso comum sobre a Natureza da Ciência (NdC) e o trabalho científico, nos LDs. Portanto, este trabalho apresenta uma análise da TD do Efeito Fotoelétrico nos LDs de física distribuídos pelo PNLD 2018. Metodologicamente, fundamenta-se na Análise de Conteúdo de Bardin, para avaliar 12 coleções distribuídas. A análise indicou aspectos que evidenciam os seguintes problemas: abordagem aproblemática e ahistórica, destaque a gênios isolados, imagem descontextualizada e socialmente neutra da ciência, além de três processos da TD: despersonalização, dessincretização e descontextualização. Tais deformações fortalecem abordagens tradicionais prejudicando o ensino de física e a inserção da FMC.