O ENEM é uma avaliação utilizada como instrumento de ingresso à educação superior. Nesta pesquisa, ele é concebido também como indicador da presença da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino médio brasileiro. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar, questões relativas aos conteúdos químicos do Enem na edição 2021, as temáticas exploradas, os aspectos abordados, e as relações CTS estabelecidas. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa que considerou dados quantitativos. Para as análises foram considerados pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dada análise, podem dizer que: maior parte das questões contemplaram diferentes temáticas, com predominância da temática poluição ambiental; maioria das questões explorou aspectos científicos e tecnológicos; e relações Ciência-Tecnologia, Ciência-Sociedade, Tecnologia-Sociedade e Ciência-Tecnologia-Sociedade foram identificadas, com predominância das primeiras. Nesse sentido, considerando que na abordagem CTS as três dimensões são articuladas, conclui-se que esse tipo de abordagem parece ser ainda incipiente no ensino de Química no Ensino Médio brasileiro.