Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93134
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 2580
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Neste artigo nos propomos analisar como os pressupostos da investigação científica presentes na BNCC estão refletidos nas atividades de livros didáticos de ciências da natureza dos nos iniciais e na prática docente. Para isso, selecionamos uma coleção de livros didáticos aprovada no PNLD que é utilizada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Ibirité/MG. Para analisar os dados, inicialmente identificamos os tipos e objetivos das atividades da seção “investigando o assunto”. Na sequência, analisamos as características investigativas dessas atividades. A partir dessas análises, realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras que utilizam os livros dessa coleção em suas classes. Os resultados, nos permitem afirmar que a muitas das atividades analisadas apresentam características investigativas e tem o potencial de contribuir com o processo de letramento científico. Contudo, tais atividades, muitas vezes não são desenvolvidas em sala da forma como são propostas no livro, ou as vezes, nem são desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2580_TB715_20022023201733.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ELISA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Elisa"
    "autor_email" => "aelisa.braga@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93134
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 2580
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Neste artigo nos propomos analisar como os pressupostos da investigação científica presentes na BNCC estão refletidos nas atividades de livros didáticos de ciências da natureza dos nos iniciais e na prática docente. Para isso, selecionamos uma coleção de livros didáticos aprovada no PNLD que é utilizada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Ibirité/MG. Para analisar os dados, inicialmente identificamos os tipos e objetivos das atividades da seção “investigando o assunto”. Na sequência, analisamos as características investigativas dessas atividades. A partir dessas análises, realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras que utilizam os livros dessa coleção em suas classes. Os resultados, nos permitem afirmar que a muitas das atividades analisadas apresentam características investigativas e tem o potencial de contribuir com o processo de letramento científico. Contudo, tais atividades, muitas vezes não são desenvolvidas em sala da forma como são propostas no livro, ou as vezes, nem são desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2580_TB715_20022023201733.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ELISA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Elisa"
    "autor_email" => "aelisa.braga@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Neste artigo nos propomos analisar como os pressupostos da investigação científica presentes na BNCC estão refletidos nas atividades de livros didáticos de ciências da natureza dos nos iniciais e na prática docente. Para isso, selecionamos uma coleção de livros didáticos aprovada no PNLD que é utilizada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Ibirité/MG. Para analisar os dados, inicialmente identificamos os tipos e objetivos das atividades da seção “investigando o assunto”. Na sequência, analisamos as características investigativas dessas atividades. A partir dessas análises, realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras que utilizam os livros dessa coleção em suas classes. Os resultados, nos permitem afirmar que a muitas das atividades analisadas apresentam características investigativas e tem o potencial de contribuir com o processo de letramento científico. Contudo, tais atividades, muitas vezes não são desenvolvidas em sala da forma como são propostas no livro, ou as vezes, nem são desenvolvidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.