Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

UMA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS MAL CONCEBIDOS SOBRE O TEMA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92634
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 902
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS MAL CONCEBIDOS SOBRE O TEMA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "A aprendizagem significativa não necessariamente implica em uma aprendizagem “correta”. Esta falta de entendimento conceitual dos discentes vem sendo pauta de estudos na Educação, tais como os conhecimentos mal concebidos conforme modelo proposto por Michelene Chi. O objetivo deste trabalho foi propor um meio de classificar os conhecimentos mal concebidos e formas de transformá-los a partir de um estudo de caso do tema Eletroquímica, assunto complexo e de natureza multirrepresentacional. A metodologia qualitativa-descritiva do estudo se baseou em uma revisão sistemática da literatura em três periódicos, a qual resultou em um universo de 10 artigos para coleta e análise de dados. Foram identificados 96 conhecimentos mal concebidos, sendo 43,8% dotados de elevada robustez, o que indica a necessidade de intervenções pedagógicas mais laboriosas para sua transformação. Assim, ressalta-se a importância da constante vigilância do docente ao conhecimento declarativo dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID902_TB54_01032023202947.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA MULÈ GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbaragoncalves@id.uff.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92634
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 902
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS MAL CONCEBIDOS SOBRE O TEMA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "A aprendizagem significativa não necessariamente implica em uma aprendizagem “correta”. Esta falta de entendimento conceitual dos discentes vem sendo pauta de estudos na Educação, tais como os conhecimentos mal concebidos conforme modelo proposto por Michelene Chi. O objetivo deste trabalho foi propor um meio de classificar os conhecimentos mal concebidos e formas de transformá-los a partir de um estudo de caso do tema Eletroquímica, assunto complexo e de natureza multirrepresentacional. A metodologia qualitativa-descritiva do estudo se baseou em uma revisão sistemática da literatura em três periódicos, a qual resultou em um universo de 10 artigos para coleta e análise de dados. Foram identificados 96 conhecimentos mal concebidos, sendo 43,8% dotados de elevada robustez, o que indica a necessidade de intervenções pedagógicas mais laboriosas para sua transformação. Assim, ressalta-se a importância da constante vigilância do docente ao conhecimento declarativo dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID902_TB54_01032023202947.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA MULÈ GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbaragoncalves@id.uff.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A aprendizagem significativa não necessariamente implica em uma aprendizagem “correta”. Esta falta de entendimento conceitual dos discentes vem sendo pauta de estudos na Educação, tais como os conhecimentos mal concebidos conforme modelo proposto por Michelene Chi. O objetivo deste trabalho foi propor um meio de classificar os conhecimentos mal concebidos e formas de transformá-los a partir de um estudo de caso do tema Eletroquímica, assunto complexo e de natureza multirrepresentacional. A metodologia qualitativa-descritiva do estudo se baseou em uma revisão sistemática da literatura em três periódicos, a qual resultou em um universo de 10 artigos para coleta e análise de dados. Foram identificados 96 conhecimentos mal concebidos, sendo 43,8% dotados de elevada robustez, o que indica a necessidade de intervenções pedagógicas mais laboriosas para sua transformação. Assim, ressalta-se a importância da constante vigilância do docente ao conhecimento declarativo dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.