Esse recorte da tese, tem objetivo de compreender a formação continuada de professores no ensino de ciências em suas tessituras para autoformação e reflexividade de docentes, identificadas em estudos referentes na literatura, nos últimos cinco anos. Com temporalidade entre 2017 a 2022, realizou-se uma revisão sistemática, pelo Portal de Periódicos da Capes/Mec, SciELO e Scopus e por periódicos eletrônicos de Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) na área de Ensino. O quantitativo de produções identificadas e, sua análise qualitativa, revelam a necessidade de ampliar pesquisas e contribuições à literatura acerca da prática formativa continuada no ensino de ciências e na educação básica. Desse modo, essa temática preciosa nos fortalece na escolha investigativa da tese doutoral. E, suas tessituras textuais, revelam a autoformação e a reflexividade, como entrelaces de fios na temporalidade de vida dos autores, sujeitos ou objetos nas pesquisas, ao refletirem sua prática se investigam e transcendem noutras possibilidades.