Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA EM UMA PROPOSTA SOBRE A TEMÁTICA HIGIENE CORPORAL NOS ANOS INICIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA RR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93057
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 609
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA EM UMA PROPOSTA SOBRE A TEMÁTICA HIGIENE CORPORAL NOS ANOS INICIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA RR"
    "resumo" => "A importância e a difusão dos hábitos de higiene intensificaram-se no período de pandemia da Covid 19, através dos meios de comunicação, para evitar a propagação de vírus. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo, analisar uma ação desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental, utilizando neste trabalho uma sequência didática da temática higiene corporal, como estratégia metodológica para contribuir com o processo de alfabetização científica dos estudantes. A alfabetização científica proporciona conhecimentos científicos suficientes para que o indivíduo possa interpretar os fenômenos que acontecem em sua volta e buscando explicações sobre os mesmos, portanto, espera-se que ao término dessa pesquisa, que os alunos desenvolvam habilidades que lhes permitam atuar consciente e racionalmente dentro e fora do contexto escolar, compreendendo os conceitos científicos para ir em busca de respostas para os problemas percebidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1332_TB609_21022023152342.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE SAMANTHA GARCIA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "garciacavalcantej@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93057
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 609
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA EM UMA PROPOSTA SOBRE A TEMÁTICA HIGIENE CORPORAL NOS ANOS INICIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA RR"
    "resumo" => "A importância e a difusão dos hábitos de higiene intensificaram-se no período de pandemia da Covid 19, através dos meios de comunicação, para evitar a propagação de vírus. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo, analisar uma ação desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental, utilizando neste trabalho uma sequência didática da temática higiene corporal, como estratégia metodológica para contribuir com o processo de alfabetização científica dos estudantes. A alfabetização científica proporciona conhecimentos científicos suficientes para que o indivíduo possa interpretar os fenômenos que acontecem em sua volta e buscando explicações sobre os mesmos, portanto, espera-se que ao término dessa pesquisa, que os alunos desenvolvam habilidades que lhes permitam atuar consciente e racionalmente dentro e fora do contexto escolar, compreendendo os conceitos científicos para ir em busca de respostas para os problemas percebidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1332_TB609_21022023152342.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE SAMANTHA GARCIA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "garciacavalcantej@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A importância e a difusão dos hábitos de higiene intensificaram-se no período de pandemia da Covid 19, através dos meios de comunicação, para evitar a propagação de vírus. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo, analisar uma ação desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental, utilizando neste trabalho uma sequência didática da temática higiene corporal, como estratégia metodológica para contribuir com o processo de alfabetização científica dos estudantes. A alfabetização científica proporciona conhecimentos científicos suficientes para que o indivíduo possa interpretar os fenômenos que acontecem em sua volta e buscando explicações sobre os mesmos, portanto, espera-se que ao término dessa pesquisa, que os alunos desenvolvam habilidades que lhes permitam atuar consciente e racionalmente dentro e fora do contexto escolar, compreendendo os conceitos científicos para ir em busca de respostas para os problemas percebidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.