Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

IMAGENS DE PESSOAS NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS NA ABORDAGEM DO SANEAMENTO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93051
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 1877
    "titulo" => "IMAGENS DE PESSOAS NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS NA ABORDAGEM DO SANEAMENTO BÁSICO"
    "resumo" => "A discussão das relações étnico-raciais tem sido caracterizada como urgente no âmbito do ensino e da formação de professores de Química/Ciências da Natureza. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracterizam imagens de pessoas negras em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 na abordagem do tema saneamento básico. Para tanto, foram examinados dezoito livros didáticos de Química aprovados e constituintes de seis coleções. Para realizar a análise das imagens, utilizou-se a Leitura de Imagens. Este instrumento possibilita tratar os diferentes elementos das imagens, como o sentimento, os símbolos presentes e a interpretação da atmosfera. As imagens presentes nestes livros didáticos, entre outros aspectos, colaboram para reforçar a compreensão de que as pessoas negras ocupam majoritariamente espaços de vulnerabilidade social. Portanto, a não problematização dessas imagens pode contribuir ao racismo que constitui a sociedade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1877_TB601_14112022230850.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RHAYSA TEREZINHA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "RHAYSA"
    "autor_email" => "rhaysa.gonzaga@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93051
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 1877
    "titulo" => "IMAGENS DE PESSOAS NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS NA ABORDAGEM DO SANEAMENTO BÁSICO"
    "resumo" => "A discussão das relações étnico-raciais tem sido caracterizada como urgente no âmbito do ensino e da formação de professores de Química/Ciências da Natureza. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracterizam imagens de pessoas negras em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 na abordagem do tema saneamento básico. Para tanto, foram examinados dezoito livros didáticos de Química aprovados e constituintes de seis coleções. Para realizar a análise das imagens, utilizou-se a Leitura de Imagens. Este instrumento possibilita tratar os diferentes elementos das imagens, como o sentimento, os símbolos presentes e a interpretação da atmosfera. As imagens presentes nestes livros didáticos, entre outros aspectos, colaboram para reforçar a compreensão de que as pessoas negras ocupam majoritariamente espaços de vulnerabilidade social. Portanto, a não problematização dessas imagens pode contribuir ao racismo que constitui a sociedade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1877_TB601_14112022230850.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RHAYSA TEREZINHA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "RHAYSA"
    "autor_email" => "rhaysa.gonzaga@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A discussão das relações étnico-raciais tem sido caracterizada como urgente no âmbito do ensino e da formação de professores de Química/Ciências da Natureza. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracterizam imagens de pessoas negras em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 na abordagem do tema saneamento básico. Para tanto, foram examinados dezoito livros didáticos de Química aprovados e constituintes de seis coleções. Para realizar a análise das imagens, utilizou-se a Leitura de Imagens. Este instrumento possibilita tratar os diferentes elementos das imagens, como o sentimento, os símbolos presentes e a interpretação da atmosfera. As imagens presentes nestes livros didáticos, entre outros aspectos, colaboram para reforçar a compreensão de que as pessoas negras ocupam majoritariamente espaços de vulnerabilidade social. Portanto, a não problematização dessas imagens pode contribuir ao racismo que constitui a sociedade brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.