Atividades lúdicas são vistas por alguns pesquisadores que descrevem sobre a educação, como uma ferramenta metodológica muito importante no processo de cognição. Buscou-se apresentar uma alternativa pedagógica para profissionais que trabalham com alunos surdos. A ferramenta lúdica “palavras-cruzadas” é uma proposta educacional que visa suprir a carência de materiais adaptados para o ensino da Libras relacionada a escrita da Língua Portuguesa. A vivência foi apresentada através de mapas de conceitos para temas e conteúdos programáticos vivenciados, onde se faz necessário a assimilação de palavras cujo significado represente o sinal grifado, porém, observando a norma correta da escrita. As gravuras foram copiladas do Dicionário Enciclopédico Ilustrado de Libras “Capovilla” (2012); e revista Mundo da Inclusão (2013). Comparou-se os dados a trabalhos realizados por Sena, Macedo e Soares (2012); Penha (2010); Quadros e Schmiedt (2006). A atividade foi realizada com intérpretes e tradutores de Libras, além de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, na sua maioria surda. Os diagramas foram formulados através do software gratuito (internet): “discoveryeducation.com/free-puzzlemaker”. O índice de acerto das palavras nos caracteres foi de 90,91%, considerando o êxito total ou incorreção de até duas palavras no tocante a 1ª etapa que se referia as “cores”; esse nível se assemelhou a da 2ª etapa simbolizada por “animais”, onde foi 87,88%. Constatou-se que o uso de palavras-cruzadas como proposta lúdica no processo de ensino-aprendizagem bilíngue Libras/Português é viável em prol do aprendizado dos alunos surdos, pois proporciona maior concentração, percepções linguísticas e articulações múltiplas.