ARTICULAÇÃO ESCOLA-INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO: IMPACTOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8519 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1804 "inscrito_id" => 3543 "titulo" => "ARTICULAÇÃO ESCOLA-INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO: IMPACTOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES" "resumo" => "O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA representou um grande avanço, porque trouxe mudanças relevantes no que diz respeito à abordagem do setor público sobre esse grupo na luta pelos direitos. A partir desses avanços foi construída uma nova perspectiva e visão de políticas de proteção, caracterizada pelo respeito e promoção de direitos da criança, sem distinção de nenhuma ordem. Neste contexto, destaca-se como ponto fundamental, para o avanço das efetivações de direitos, a articulação entre a política da assistência social com a política da educação, uma vez que, muitos dos problemas sociais enfrentados por famílias que têm filhos em instituições de acolhimento poderiam ser superados com um forte investimento e boa mediação entre a política da assistência e a política da educação, ajudando a construção da autonomia, a construção de um projeto de vida, da consciência política e cidadã e a superação das condições sociais e econômicas desfavoráveis das crianças e adolescentes e suas famílias. A importância da articulação intersetorial está presente nas Orientações Técnicas para Instituições de Acolhimento, documento elaborado para regulamentar e organizar, no território nacional, os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Assim, as Orientações Técnicas para Instituições de Acolhimento prescrevem a manutenção de comunicação permanente da instituição de acolhimento com as escolas onde as crianças e os adolescentes estejam matriculados. Este estudo tem como objetivo analisar concepções de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e de seus professores sobre desempenho escolar e a articulação entre instituição de acolhimento e escola. Para atingir este objetivo participaram deste estudo 18 crianças em acolhimento institucional e 07 professores que lecionam para as mesmas. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo. Nos resultados encontrados as crianças relataram pouco entenderem o que os professores ensinam, que contam com a ajuda dos colegas, ou da “cola” para lidarem com a falta de aprendizagem e que não conseguem estudar. Os professores apresentam em seus discursos que os alunos são desinteressados, têm problemas afetivos, não conseguem prestar atenção, apresentam muitas dificuldades nos componentes curriculares e não entregam os trabalhos. Os professores também dizem que algumas crianças e adolescentes são independentes, determinados, organizados e tem um desempenho regular. Os professores mencionam várias formas de atividades que desenvolvem com as crianças e adolescentes. Em relação a articulação entre instituição de acolhimento e escola os professores falam que ocorre indiretamente, através da direção, ou quando a instituição é chamada, alguns professores dizem que as vezes se comunicam com a pedagoga da instituição e outros que nunca ocorreu a comunicação entre as instituições. Os resultados apresentam uma dificuldade da escola de um trabalho inclusão através da construção de um processo de aprendizagem para as crianças e adolescents em acolhimento institucional, assim como, uma frágil articulação entre a instituição de acolhimento e escola. Assim observou-se pouca repercussão do trabalho dessas instituições sobre o espaço dado a crianças e adolescents como sujeitos singulares e de direitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO, CRIANÇA E ADOLESCENTE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_11_2014_21_46_44_idinscrito_3543_2d3033468b8b91525b1c599c1f34c7ad.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LÍGIA DE AQUINO GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "LÍGIA GOUVEIA" "autor_email" => "ligiagouveia@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8519 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1804 "inscrito_id" => 3543 "titulo" => "ARTICULAÇÃO ESCOLA-INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO: IMPACTOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES" "resumo" => "O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA representou um grande avanço, porque trouxe mudanças relevantes no que diz respeito à abordagem do setor público sobre esse grupo na luta pelos direitos. A partir desses avanços foi construída uma nova perspectiva e visão de políticas de proteção, caracterizada pelo respeito e promoção de direitos da criança, sem distinção de nenhuma ordem. Neste contexto, destaca-se como ponto fundamental, para o avanço das efetivações de direitos, a articulação entre a política da assistência social com a política da educação, uma vez que, muitos dos problemas sociais enfrentados por famílias que têm filhos em instituições de acolhimento poderiam ser superados com um forte investimento e boa mediação entre a política da assistência e a política da educação, ajudando a construção da autonomia, a construção de um projeto de vida, da consciência política e cidadã e a superação das condições sociais e econômicas desfavoráveis das crianças e adolescentes e suas famílias. A importância da articulação intersetorial está presente nas Orientações Técnicas para Instituições de Acolhimento, documento elaborado para regulamentar e organizar, no território nacional, os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Assim, as Orientações Técnicas para Instituições de Acolhimento prescrevem a manutenção de comunicação permanente da instituição de acolhimento com as escolas onde as crianças e os adolescentes estejam matriculados. Este estudo tem como objetivo analisar concepções de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e de seus professores sobre desempenho escolar e a articulação entre instituição de acolhimento e escola. Para atingir este objetivo participaram deste estudo 18 crianças em acolhimento institucional e 07 professores que lecionam para as mesmas. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo. Nos resultados encontrados as crianças relataram pouco entenderem o que os professores ensinam, que contam com a ajuda dos colegas, ou da “cola” para lidarem com a falta de aprendizagem e que não conseguem estudar. Os professores apresentam em seus discursos que os alunos são desinteressados, têm problemas afetivos, não conseguem prestar atenção, apresentam muitas dificuldades nos componentes curriculares e não entregam os trabalhos. Os professores também dizem que algumas crianças e adolescentes são independentes, determinados, organizados e tem um desempenho regular. Os professores mencionam várias formas de atividades que desenvolvem com as crianças e adolescentes. Em relação a articulação entre instituição de acolhimento e escola os professores falam que ocorre indiretamente, através da direção, ou quando a instituição é chamada, alguns professores dizem que as vezes se comunicam com a pedagoga da instituição e outros que nunca ocorreu a comunicação entre as instituições. Os resultados apresentam uma dificuldade da escola de um trabalho inclusão através da construção de um processo de aprendizagem para as crianças e adolescents em acolhimento institucional, assim como, uma frágil articulação entre a instituição de acolhimento e escola. Assim observou-se pouca repercussão do trabalho dessas instituições sobre o espaço dado a crianças e adolescents como sujeitos singulares e de direitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO, CRIANÇA E ADOLESCENTE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_11_2014_21_46_44_idinscrito_3543_2d3033468b8b91525b1c599c1f34c7ad.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LÍGIA DE AQUINO GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "LÍGIA GOUVEIA" "autor_email" => "ligiagouveia@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }