Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A FORMAÇÃO DE MONITORES DE UM PROJETO EM QUE O MUSEU DE CIÊNCIAS VISITA ESCOLAS DO NORTE DO PARANÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92979
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 1299
    "titulo" => "A PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A FORMAÇÃO DE MONITORES DE UM PROJETO EM QUE O MUSEU DE CIÊNCIAS VISITA ESCOLAS DO NORTE DO PARANÁ"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo investigar as possíveis contribuições de pesquisas em formação de professores para a formação de monitores de um projeto em que experimentos realizados em um Museu de Ciências de uma universidade do norte do Paraná são demonstrados em escolas da região. Para alcançar este objetivo foram realizadas diversas atividades, uma delas, a Autoscopia, procedimento em que o participante realiza uma autoanálise ao observar-se realizando sua prática. Tais autoscopias foram realizadas com o grupo de monitores do projeto, o que permitiu a identificação dos pontos a serem aperfeiçoados, como aspectos relacionados à segurança e interação com o público das escolas atendidas. Os resultados indicam que a pesquisa em formação de professores tem potencial para contribuir em projetos de divulgação científica, mais especificamente neste caso do projeto em que o museu visita escolas, segundo os depoimentos dos próprios monitores participantes da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1299_TB511_07032023190855.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINÍCIUS MARTINEZ PIRATELO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS VINÍCIUS"
    "autor_email" => "mvmpiratelo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92979
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 1299
    "titulo" => "A PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A FORMAÇÃO DE MONITORES DE UM PROJETO EM QUE O MUSEU DE CIÊNCIAS VISITA ESCOLAS DO NORTE DO PARANÁ"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo investigar as possíveis contribuições de pesquisas em formação de professores para a formação de monitores de um projeto em que experimentos realizados em um Museu de Ciências de uma universidade do norte do Paraná são demonstrados em escolas da região. Para alcançar este objetivo foram realizadas diversas atividades, uma delas, a Autoscopia, procedimento em que o participante realiza uma autoanálise ao observar-se realizando sua prática. Tais autoscopias foram realizadas com o grupo de monitores do projeto, o que permitiu a identificação dos pontos a serem aperfeiçoados, como aspectos relacionados à segurança e interação com o público das escolas atendidas. Os resultados indicam que a pesquisa em formação de professores tem potencial para contribuir em projetos de divulgação científica, mais especificamente neste caso do projeto em que o museu visita escolas, segundo os depoimentos dos próprios monitores participantes da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1299_TB511_07032023190855.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINÍCIUS MARTINEZ PIRATELO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS VINÍCIUS"
    "autor_email" => "mvmpiratelo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as possíveis contribuições de pesquisas em formação de professores para a formação de monitores de um projeto em que experimentos realizados em um Museu de Ciências de uma universidade do norte do Paraná são demonstrados em escolas da região. Para alcançar este objetivo foram realizadas diversas atividades, uma delas, a Autoscopia, procedimento em que o participante realiza uma autoanálise ao observar-se realizando sua prática. Tais autoscopias foram realizadas com o grupo de monitores do projeto, o que permitiu a identificação dos pontos a serem aperfeiçoados, como aspectos relacionados à segurança e interação com o público das escolas atendidas. Os resultados indicam que a pesquisa em formação de professores tem potencial para contribuir em projetos de divulgação científica, mais especificamente neste caso do projeto em que o museu visita escolas, segundo os depoimentos dos próprios monitores participantes da pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.