Desde a constituição de 1988 vem sendo defendido o direito de pessoas com deficiência. No decorrer dos anos diversos documentos foram organizados e movimentos foram realizados em prol da inclusão, tanto social quanto educacional. A partir de estudos que estamos realizando desde 2011 na área percebemos que a inclusão em muitos casos não saiu dos papeis e que nossa sociedade ainda toma a segregação como eixo central. Pensando nisso, estamos no caminhar de pesquisa de mestrado que propunha desenvolver um material na perspectiva do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática a alunos de uma sala considerada inclusiva, pois sendo ela do ensino básico da sala regular, iremos intervir no processo de ensino e aprendizagem desses alunos da E.E.E.F.M. Senador Argemiro Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB de modo que o direito de aprendizagem seja garantido a TODOS e que a Matemática passe a ter sentido, além dos alunos poderem construir suas próprias ideias a seu respeito. Teremos um primeiro momento com os professores de Matemática e após na sala de aula. O material citado é fruto da construção de uma proposta que surge de estudos realizados por uma equipe vinculada ao Projeto em rede Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), UFMS/UEPB/UFAL, tendo como um dos eixos norteadores a Educação Matemática e Deficiência Visual no núcleo UEPB.