Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INOVAÇÕES DIDÁTICAS NA ABORDAGEM DO TEMA BIOMA CAATINGA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, OFICINAS PEDAGÓGICAS, BIOMA CAATINGA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8882
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 824
    "titulo" => "INOVAÇÕES DIDÁTICAS NA ABORDAGEM DO TEMA BIOMA CAATINGA"
    "resumo" => "A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela atividade antrópica, que tem, dentre outras motivações,a carência de divulgação do conhecimento técnico-cientifico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se identificar as percepções que um grupo de estudantes do Ensino Médio possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo.O presente trabalho consiste de um relato de experiência didática na qual foram utilizadas oficinas, como estratégia didática inovadora na abordagem do conteúdo bioma Caatinga, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas sócio ambientais relacionados a esse ecossistema. A avaliação da efetividade da ação foi realizada por meio da observação das aulas e aplicação de questionários, utilizando-se a sala de aula como ambiente de pesquisa. Foi perceptivel que os estudantes demostraram conhecimento generalizado e disperso sobre a caracterização do bioma Caatinga, por vezes denotando confusão ao relatar a importância do Bioma. Essa estratégia didático-metodológica se mostrou como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois promoveu a interação dos participantes, a compreensão dos conteúdos abordados e a visão do Bioma a partir de uma perspectiva globalizadora"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, OFICINAS PEDAGÓGICAS, BIOMA CAATINGA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_16_36_15_idinscrito_824_64fd4ec2cc39b44b5f9c36885ba8d68b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana_souza@ymail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8882
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 824
    "titulo" => "INOVAÇÕES DIDÁTICAS NA ABORDAGEM DO TEMA BIOMA CAATINGA"
    "resumo" => "A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela atividade antrópica, que tem, dentre outras motivações,a carência de divulgação do conhecimento técnico-cientifico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se identificar as percepções que um grupo de estudantes do Ensino Médio possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo.O presente trabalho consiste de um relato de experiência didática na qual foram utilizadas oficinas, como estratégia didática inovadora na abordagem do conteúdo bioma Caatinga, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas sócio ambientais relacionados a esse ecossistema. A avaliação da efetividade da ação foi realizada por meio da observação das aulas e aplicação de questionários, utilizando-se a sala de aula como ambiente de pesquisa. Foi perceptivel que os estudantes demostraram conhecimento generalizado e disperso sobre a caracterização do bioma Caatinga, por vezes denotando confusão ao relatar a importância do Bioma. Essa estratégia didático-metodológica se mostrou como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois promoveu a interação dos participantes, a compreensão dos conteúdos abordados e a visão do Bioma a partir de uma perspectiva globalizadora"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, OFICINAS PEDAGÓGICAS, BIOMA CAATINGA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_16_36_15_idinscrito_824_64fd4ec2cc39b44b5f9c36885ba8d68b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana_souza@ymail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela atividade antrópica, que tem, dentre outras motivações,a carência de divulgação do conhecimento técnico-cientifico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se identificar as percepções que um grupo de estudantes do Ensino Médio possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo.O presente trabalho consiste de um relato de experiência didática na qual foram utilizadas oficinas, como estratégia didática inovadora na abordagem do conteúdo bioma Caatinga, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas sócio ambientais relacionados a esse ecossistema. A avaliação da efetividade da ação foi realizada por meio da observação das aulas e aplicação de questionários, utilizando-se a sala de aula como ambiente de pesquisa. Foi perceptivel que os estudantes demostraram conhecimento generalizado e disperso sobre a caracterização do bioma Caatinga, por vezes denotando confusão ao relatar a importância do Bioma. Essa estratégia didático-metodológica se mostrou como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois promoveu a interação dos participantes, a compreensão dos conteúdos abordados e a visão do Bioma a partir de uma perspectiva globalizadora

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.