Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92943
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este texto trata de parte de uma pesquisa-formação desenvolvida por meio de discussão de temas potencialmente controversos com estudantes do curso de estudantes de um curso interdisciplinar, aqui referido como Licenciatura Integrada, de uma universidade pública brasileira, que serão professores dos anos escolares iniciais. Discutimos e analisamos narrativamente, por meio desta pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, os relatos de licenciandos que cursavam o 6.° semestre do referido curso sobre o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares mobilizados a partir da discussão de um tema sociocientífico. Evidenciamos desenvolvimento e ampliação de conhecimentos nas diversas áreas como: Biologia, Matemática e Geografia, além de questões sociais e científicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID438_TB465_10052023234627.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANEY FONSECA FERREIRA SEABRA"
    "autor_nome_curto" => "Silvaney Ferreira"
    "autor_email" => "silvaneyfferreira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92943
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este texto trata de parte de uma pesquisa-formação desenvolvida por meio de discussão de temas potencialmente controversos com estudantes do curso de estudantes de um curso interdisciplinar, aqui referido como Licenciatura Integrada, de uma universidade pública brasileira, que serão professores dos anos escolares iniciais. Discutimos e analisamos narrativamente, por meio desta pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, os relatos de licenciandos que cursavam o 6.° semestre do referido curso sobre o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares mobilizados a partir da discussão de um tema sociocientífico. Evidenciamos desenvolvimento e ampliação de conhecimentos nas diversas áreas como: Biologia, Matemática e Geografia, além de questões sociais e científicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID438_TB465_10052023234627.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANEY FONSECA FERREIRA SEABRA"
    "autor_nome_curto" => "Silvaney Ferreira"
    "autor_email" => "silvaneyfferreira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este texto trata de parte de uma pesquisa-formação desenvolvida por meio de discussão de temas potencialmente controversos com estudantes do curso de estudantes de um curso interdisciplinar, aqui referido como Licenciatura Integrada, de uma universidade pública brasileira, que serão professores dos anos escolares iniciais. Discutimos e analisamos narrativamente, por meio desta pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, os relatos de licenciandos que cursavam o 6.° semestre do referido curso sobre o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares mobilizados a partir da discussão de um tema sociocientífico. Evidenciamos desenvolvimento e ampliação de conhecimentos nas diversas áreas como: Biologia, Matemática e Geografia, além de questões sociais e científicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.