Esse estudo é fruto de uma análise realizada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências (ENPEC). Para tanto, objetivou-se investigar nos anais (2017-2021) possíveis aproximações existentes entre a abordagem do Ensino por Investigação (ENCI) e a Formação de professores. Tal interface é relevante, pois amplia discussões e delineia as principais dificuldades e desafios encontrados pelos docentes na implementação de práticas investigativas em sala de aula. Os resultados encontrados sinalizam que a maioria das pesquisas estão voltadas para uma análise dos métodos e/ou práticas pedagógicas em diferentes contextos formativos, abarcando as diversas áreas do conhecimento. Nessa vertente, se faz necessário investir maciçamente em capacitações pedagógicas capazes de enriquecer, não apenas o arcabouço teórico-metodológico, mas possibilitar aos docentes reverberarem sobre suas vivências enquanto professor. Destarte, eles serão capazes de ampliar e/ou modificar o fazer pedagógico para que o estudante se torne protagonista de sua aprendizagem.