Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIEMTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA METODOLOGIA DA ENGENHARIA DIDÁTICA SOB A LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Apresentamos um levantamento do estado da arte de pesquisas de doutorado publicadas em instituições brasileiras de 2015 a 2021 relacionadas ao objeto de pesquisa: Geometria, voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico, tendo como fundamentação teórica os Registros de Representação Semiótica, através da metodologia da Engenharia didática com uso do software GeoGebra. Busca realizada na Biblioteca digital Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD). Para facilitar nosso entendimento e interpretação dos dados, apoiamo-nos nos recursos da Análise Estatística Implicativa (A.S.I), que possibilitou as observações mais precisas a respeito das variáveis e relações existentes acerca das tendências dentro da temática. Com isso, os resultados observados nos dá uma ideia de como as pesquisas estão caminhando e quais as tendências que surgirão em pesquisas futuras. Observamos também que há uma necessidade enorme em desenvolver uma metodologia que possibilite o desenvolvimento do pensamento geométrico aos alunos que estão em uma série mais avançada.

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