Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

TRAJETÓRIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93526
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1278
    "inscrito_id" => 1413
    "titulo" => "TRAJETÓRIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente artigo busca realizar um estudo sobre a trajetória, perspectivas e desafios presentes na formação inicial dos licenciados em Pedagogia que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando os termos “Ensino da Matemática”, Anos Iniciais” e Formação de Pedagogos”, delimitando um período temporal de 2012 a 2022. Desta maneira, por meio da leitura dos resumos visando compreender o objetivo e a proposta dos trabalhos apresentados, foram selecionados artigos que contribuíram para a elaboração dessa pesquisa. A pesquisa nos permitiu identificar que há necessidade de estudos com foco nas práticas de ensino da Matemática na formação inicial dos licenciandos em Pedagogia, bem como, ampliar o diálogo sobre as perspectivas presente nos cursos de formação e propostas curriculares que os egressos recebem enquanto alunos da graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1413_TB1278_24032023132500.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JECICLEIDE OLIVEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JECICLEIDE"
    "autor_email" => "jodnm.mca22@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93526
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1278
    "inscrito_id" => 1413
    "titulo" => "TRAJETÓRIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente artigo busca realizar um estudo sobre a trajetória, perspectivas e desafios presentes na formação inicial dos licenciados em Pedagogia que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando os termos “Ensino da Matemática”, Anos Iniciais” e Formação de Pedagogos”, delimitando um período temporal de 2012 a 2022. Desta maneira, por meio da leitura dos resumos visando compreender o objetivo e a proposta dos trabalhos apresentados, foram selecionados artigos que contribuíram para a elaboração dessa pesquisa. A pesquisa nos permitiu identificar que há necessidade de estudos com foco nas práticas de ensino da Matemática na formação inicial dos licenciandos em Pedagogia, bem como, ampliar o diálogo sobre as perspectivas presente nos cursos de formação e propostas curriculares que os egressos recebem enquanto alunos da graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1413_TB1278_24032023132500.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JECICLEIDE OLIVEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JECICLEIDE"
    "autor_email" => "jodnm.mca22@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente artigo busca realizar um estudo sobre a trajetória, perspectivas e desafios presentes na formação inicial dos licenciados em Pedagogia que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando os termos “Ensino da Matemática”, Anos Iniciais” e Formação de Pedagogos”, delimitando um período temporal de 2012 a 2022. Desta maneira, por meio da leitura dos resumos visando compreender o objetivo e a proposta dos trabalhos apresentados, foram selecionados artigos que contribuíram para a elaboração dessa pesquisa. A pesquisa nos permitiu identificar que há necessidade de estudos com foco nas práticas de ensino da Matemática na formação inicial dos licenciandos em Pedagogia, bem como, ampliar o diálogo sobre as perspectivas presente nos cursos de formação e propostas curriculares que os egressos recebem enquanto alunos da graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.