Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDAS DE QUÍMICA A PARTIR DO RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO DE PLANEJAR, ENSINAR E REFLETIR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92853
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 1796
    "titulo" => "ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDAS DE QUÍMICA A PARTIR DO RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO DE PLANEJAR, ENSINAR E REFLETIR"
    "resumo" => "A versão refinada do modelo de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo apresenta vários domínios do conhecimento de dimensão pessoal e coletiva. Intrínseco a ele, o “Raciocínio Pedagógico” de planejar-ensinar-refletir contribui para discussões sobre as decisões do professor durante uma sequência de aulas. Neste trabalho, objetivou-se identificar quais alterações e justificativas foram apresentadas por licenciandas no planejamento e condução de duas aulas, além de entender como essas alterações se relacionam com os resultados dos alunos. Os dados foram coletados de maneira remota no contexto do Programa Residência Pedagógica em Química, e a análise buscou identificar as principais alterações e relações com o contexto de ensino. Todas as alterações foram justificadas frente à baixa participação dos estudantes nas aulas, intensificada pelo contexto remoto. Além disso, elas foram direcionadas à organização da aula, sem contemplar os resultados dos alunos para além da participação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1796_TB345_09032023135600.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAROLYNE SANTOS MOURA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MOURA"
    "autor_email" => "amandacsmoura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92853
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 1796
    "titulo" => "ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDAS DE QUÍMICA A PARTIR DO RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO DE PLANEJAR, ENSINAR E REFLETIR"
    "resumo" => "A versão refinada do modelo de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo apresenta vários domínios do conhecimento de dimensão pessoal e coletiva. Intrínseco a ele, o “Raciocínio Pedagógico” de planejar-ensinar-refletir contribui para discussões sobre as decisões do professor durante uma sequência de aulas. Neste trabalho, objetivou-se identificar quais alterações e justificativas foram apresentadas por licenciandas no planejamento e condução de duas aulas, além de entender como essas alterações se relacionam com os resultados dos alunos. Os dados foram coletados de maneira remota no contexto do Programa Residência Pedagógica em Química, e a análise buscou identificar as principais alterações e relações com o contexto de ensino. Todas as alterações foram justificadas frente à baixa participação dos estudantes nas aulas, intensificada pelo contexto remoto. Além disso, elas foram direcionadas à organização da aula, sem contemplar os resultados dos alunos para além da participação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1796_TB345_09032023135600.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAROLYNE SANTOS MOURA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MOURA"
    "autor_email" => "amandacsmoura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A versão refinada do modelo de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo apresenta vários domínios do conhecimento de dimensão pessoal e coletiva. Intrínseco a ele, o “Raciocínio Pedagógico” de planejar-ensinar-refletir contribui para discussões sobre as decisões do professor durante uma sequência de aulas. Neste trabalho, objetivou-se identificar quais alterações e justificativas foram apresentadas por licenciandas no planejamento e condução de duas aulas, além de entender como essas alterações se relacionam com os resultados dos alunos. Os dados foram coletados de maneira remota no contexto do Programa Residência Pedagógica em Química, e a análise buscou identificar as principais alterações e relações com o contexto de ensino. Todas as alterações foram justificadas frente à baixa participação dos estudantes nas aulas, intensificada pelo contexto remoto. Além disso, elas foram direcionadas à organização da aula, sem contemplar os resultados dos alunos para além da participação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.