Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

TEMAS SENSÍVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DISPUTAS ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A COALIZÃO CONSERVADORA

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar de que formas a coalizão conservadora e as conquistas de movimentos sociais e grupos oprimidos tensionam as práticas pedagógicas de professores e professoras de Ciências e Biologia no que tange à abordagem dos temas sensíveis. Discutimos as disputas entre os movimentos que buscam descolonizar currículos escolares e promover uma educação crítica com respeito à diversidade de gênero, raça e sexualidade e os movimentos conservadores pelos os currículos escolares com o intuito de ferir os princípios da escola autônoma, democrática, laica e plural. Para tal, analisamos os relatos de trinta docentes de Ciências e Biologia, colhidos através da plataforma Google forms, a respeito da abordagem dos temas. Os resultados apontam que os temas estão presentes nas práticas dos professores, porém o clima persecutório aos docentes tem impactado a sua abordagem.

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