Esta comunicação apresenta uma exploração das relações encontradas entre as perspectivas críticas relacionadas com a Educação para as Energias Renováveis (EER), constituídas especificamente a partir de três abordagens: Críticas sociocientíficas e culturais; crítica política econômica; e crítica ambiental, e constitui a justificativa para o projeto de tese de doutorado intitulado “Concepções de professores sobre educação energética a partir de uma perspectiva crítica. Uma análise en quatro comunidades culturalmente diferenciadas”, desenvolvida no Doutorado Interinstitucional en Educação da Universidade Distrital Francisco José de Caldas (DIE-UD). Especificamente, questiona-se: Que lacunas e nichos de pesquisa sobre perspectivas críticas relacionadas à EER nos mostra uma primeira revisão documental da literatura especializada? A metodologia é qualitativa, como estudos documentais e é realizada por meio da estratégia de Mapeamento Bibliográfico Informacional (MBI). Conclui-se que, embora existam várias investigações nos campos da Crítica Sociocientífica e Cultural, Crítica Político-Económica e Crítica Ambiental com muitas oportunidades de expansão, também é verdade que são muito poucos os trabalhos que as relacionam com os problemas ambientais relacionados à Educação en Energias Renováveis, portanto, é responsabilidade das comunidades de pesquisa educacional consolidar o campo de estudo sobre essas questões.