Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DO ENPEC ENTRE 2011 E 2021

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92739
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 192
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DO ENPEC ENTRE 2011 E 2021"
    "resumo" => "O trabalho objetivou investigar as tendências das pesquisas que discutem a História e Filosofia da Ciência (HFC) e a formação de professores de Biologia, Física e Química, publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre as edições de 2011 e 2021. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. A metodologia de análise de dados utilizada foi a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados indicam uma baixa produção de trabalhos que investigam a HFC no contexto da formação de professores das Ciências da Natureza. Ademais, quanto as pesquisas por disciplinas específicas, há uma maior tendência de trabalhos sobre HFC na formação de professores de Química. Por fim, evidencia-se o potencial da HFC promover o desenvolvimento de concepções sobre à ciência menos simplistas por parte dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1086_TB192_07032023143052.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX SOUZA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX Almeida"
    "autor_email" => "asalmeida1@uesc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92739
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 192
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DO ENPEC ENTRE 2011 E 2021"
    "resumo" => "O trabalho objetivou investigar as tendências das pesquisas que discutem a História e Filosofia da Ciência (HFC) e a formação de professores de Biologia, Física e Química, publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre as edições de 2011 e 2021. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. A metodologia de análise de dados utilizada foi a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados indicam uma baixa produção de trabalhos que investigam a HFC no contexto da formação de professores das Ciências da Natureza. Ademais, quanto as pesquisas por disciplinas específicas, há uma maior tendência de trabalhos sobre HFC na formação de professores de Química. Por fim, evidencia-se o potencial da HFC promover o desenvolvimento de concepções sobre à ciência menos simplistas por parte dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1086_TB192_07032023143052.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX SOUZA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX Almeida"
    "autor_email" => "asalmeida1@uesc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O trabalho objetivou investigar as tendências das pesquisas que discutem a História e Filosofia da Ciência (HFC) e a formação de professores de Biologia, Física e Química, publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre as edições de 2011 e 2021. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. A metodologia de análise de dados utilizada foi a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados indicam uma baixa produção de trabalhos que investigam a HFC no contexto da formação de professores das Ciências da Natureza. Ademais, quanto as pesquisas por disciplinas específicas, há uma maior tendência de trabalhos sobre HFC na formação de professores de Química. Por fim, evidencia-se o potencial da HFC promover o desenvolvimento de concepções sobre à ciência menos simplistas por parte dos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.